Salvador

ALAGOINHAS MOBILIZADA CONTRA DENGUE PROMOVE SEMANA DA CONSCIÊNCIA

veja
| 27/11/2010 às 07:53
Mobilização dos agentes em Alagoinhas no combate a dengue
Foto: Amilton André

A Secretaria de Saúde de Alagoinhas - SESAU realizou na sexta-feira, 27, o Seminário de Combate à Dengue destinado aos profissionais de saúde, entre eles enfermeiros, agentes epidemiológicos e de saúde. O evento aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e fechou a semana de ações pela erradicação do mosquito Aedes Aegypti, causador da doença, desenvolvida em vários bairros do município, com mutirões, caminhadas, palestras e stand informativo montado em frente à Prefeitura.


A semana teve como principal meta orientar e chamar a atenção da sociedade sobre os riscos da doença e sua prevenção, principalmente por Alagoinhas estar entre as cidades do Estado que corre maior risco de surto da dengue. A informação é do Núcleo de Educação Popular Permanente em Saúde - NEPPS e se baseia na grande quantidade de larvas do mosquito que vem sendo encontrado pelos agentes epidemiológicos, em bairros mais populosos como Barreiro, Santo Antônio e Santa Terezinha.

        
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudine Ramos, muitas ações, além da campanha, têm sido realizadas para o combate da doença em Alagoinhas. "Diariamente, os 87 agentes epidemiológicos saem por toda a cidade, incluindo a zona rural, visitando as residências, além das palestras educativas que realizamos constantemente e das campanhas pontuais. A Dengue vem sendo combatida com muita responsabilidade no município", garante a coordenadora.  

        
Maria Lívia, coordenadora do Núcleo Microrregional das Linhas de Cuidado do município, disse que o seminário surgiu com a intenção de apresentar o módulo das linhas de cuidado da dengue disponibilizado pelo Governo do Estado, além de sensibilizar os agentes comunitários, de endemias e enfermeiros, sobre o combate à doença. O evento foi ministrado pelos profissionais de saúde que estão fazendo o curso de Especialização em Saúde da Família, com ênfase na implantação das linhas de cuidado oferecido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB.

        
Durante o seminário, os palestrantes apresentaram os modos de transmissão da doença, os hábitos do mosquito, o acolhimento do usuário com suspeita de dengue, controle e notificação dos casos e a vigilância da dengue em Alagoinhas, para que o profissional possa aplicar o que lhe foi transmitido.  Também foi apresentado um vídeo com imagens do criadouro, evolução da larva até a fase adulta do mosquito e formas de prevenção.