A artista plástica e autora mineira, Clores Andrade Lage, prima de Carlos Drummond de Andrade, chega a Salvador na próxima semana para lançar sua nova obra - Ecos de Outras Eras. O lançamento faz parte da programação do 50º Aniversário da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, que será comemorado neste domingo (28), com missa e procissão, e na segunda-feira (29), com solenidade na sede da instituição situada no Rio Vermelho, a partir das 19h30min.
"A Caballeros teve uma contribuição no trabalho de Clores, que realizou pesquisas sobre a origem de sua família em nosso acervo. Vamos sediar o lançamento de seu trabalho numa ocasião oportuna, onde imigrantes e descendentes galegos, como a própria Clores, estarão reunidos numa grande confraternização", diz o presidente da Caballeros de Santiago, Santiago Campo.
Em sua quinta obra, a escritora, artista plástica, cineasta e documentarista Clores Dias de Andrade Lage traça a história e árvore genealógica das tradicionais famílias Lage e Andrade que compõem sua origem. "Foi em busca de minha identidade como artista e tive que recorrer aos meus ancestrais. Nesta jornada, descobri que em Salvador há muitas famílias que também fazem parte da minha linhagem", explica a artista Clores Lage. Mais que uma obra literária, o projeto Ecos de Outras Eras consiste numa mostra individual, com quadros, esculturas, fotos e versos compilados no livro, que ainda acompanha um documentário com registros da turnê investigativa que realizou na Europa, como em cidades brasileiras, incluindo Salvador.
No livro e documentário homônimo - fruto de quatro anos dedicados a pesquisas- a autora reserva um espaço intitulado Vovó Clores. Nesta seção didática, ela ensina, de forma descontraída, os leitores a construírem sua própria árvore genealógica. "Tive ótimas experiências, onde alguns jovens que leram o livro foram motivamos a fazer sua própria busca pela sua identidade", relata. Prima de segundo grau de Carlos Drummond de Andrade, na obra, Lage revela lembranças e cartas que "o poeta maior" escreveu e dedicou a ela, mostrando que a poesia de Drummond não é apenas um incremento à sua criatividade, mas, sim, uma herança. A mostra Ecos de Outras Eras fica em cartaz, na sede da Caballeros de Santiago, de 29 novembro a 3 de dezembro. A entrada é franca.
SERVIÇO: O quê: 50º Aniversário Associação Cultural Caballeros de Santiago - Lançamento Ecos de Outras Eras, de Clores Lage. Quando: Dia 29 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h30. Onde: Rio Vermelho, Rua da Paciência, Nº 441. Quanto: Entrada franca. |