A Casa do Benin foi o cenário escolhido para sediar a reunião periódica que discute o Pelourinho, enquanto a Casa de Jorge Amado estiver em reforma. Hoje pela manhã (10.11), o vice-prefeito Edvaldo Brito coordenou a pauta extensa, no encontro que contou com cerca de 50 representantes de secretarias e órgãos municipais, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e ABAV/Bahia, entre outros.
Nailton Lantyer Filho, presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), anunciou que a licitação para a aquisição de câmeras foi um sucesso e, até a segunda quinzena de dezembro, a cidade vai contar com 46 equipamentos fazendo o videomonitoramento em diversos bairros, sendo 24 câmeras novas. No Pelourinho serão instaladas inicialmente seis câmeras, que se somarão às duas móveis que já estão no local. Todas as imagens são acompanhadas na central de monitoramento da Cogel e no 18° Batalhão da Polícia Militar. Falta agora o Iphan autorizar o cabeamento subterrâneo para ser instalada a rede de dados municipal no Centro Histórico.
A Secretaria Municipal de Saúde renovou o convênio com o projeto Aliança de Redução de Danos, da UFBª, ampliando o atendimento no Centro Histórico a usuários de álcool e outras drogas. Agora, na área estão 18 profissionais capacitados que trabalham no atendimento a viciados.
O projeto Conhecendo Minha Cidade, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/Bahia), teve finalizada a parte burocrática, dependendo agora da liberação de recursos pela Secretaria da Fazenda para que 120 adolescentes da rede pública municipal de ensino sejam treinados em cultura geral e línguas estrangeiras para serem monitores mirins de turismo. A 6ª Região Militar está colaborando, disponibilizando os fortes para que sejam visitados pelos estudantes durante o treinamento.
De Bar em Bar, projeto da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Saltur, foi lançado no início da semana e conta com a participação de bares do Pelourinho. Trata-se do maior festival de bares e botecos do país. E já está em estudos pela Saltur a requalificação da Terça da Bênção. Outra notícia boa anunciada durante a reunião é que, na Praça Cairu, o Monumento à Cidade do Salvador, obra de Mário Cravo, está sendo recuperado com lavagem e pintura.