Salvador

PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES NA ÁREA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

vide
| 10/11/2010 às 22:00
A Prefeitura iniciou ontem (9) o primeiro curso de capacitação de servidores municipais na área de planejamento estratégico. O treinamento é oferecido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) aos coordenadores, gerentes, assessores e gestores de núcleo dos órgãos e entidades municipais. Nesse grupo inicial, serão treinados 258 profissionais, divididos em 12 turmas. As aulas são realizadas na Seplag e prosseguem até a primeira semana de dezembro. Duas turmas, com um total de 50 servidores, começaram a qualificação nesta terça-feira.

           
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão importante para definir objetivos e planos de investimento nas organizações públicas e privadas. Na Prefeitura de Salvador, cabe à Seplag coordenar as ações e elaborar o Planejamento Estratégico do Município. Com a oferta do curso, o objetivo é aprimorar a capacitação das equipes dos órgãos, visando a fomentar o envolvimento com o processo e melhorar a utilização da ferramenta.

           
"O ponto de partida para otimizar a gestão dos órgãos e entidades é a elaboração de bons planos, nos quais fiquem claros os propósitos da instituição, o melhor caminho para atingi-los e o papel que cada colaborador desempenhará nesse processo", afirma a coordenadora Central de Planejamento Estratégico da Gestão da Seplag, Ana Beatriz Oliveira Borges. Segundo ela, depois de concluído esse primeiro grupo de capacitação, em dezembro, a Seplag pretende organizar novas turmas, para dar seguimento à qualificação dos servidores em 2011.


           
O treinamento é realizado por instrutores da Diretoria de Inovação da Gestão da Seplag, e foi estruturado em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento, Desempenho e Valorização de Pessoas. O curso faz parte da nova grade de capacitação corporativa do Programa de Valorização do Servidor (PVS), renovada este ano visando suprir as demandas e melhorar o atendimento aos órgãos e entidades da Prefeitura.