Pelo segundo ano consecutivo o Programa Despertar de Poções, lança o concurso que irá premiar os alunos e professores da zona rural do município. Segundo o Coordenador Municipal do Despertar, Rafael Freitas Brito, a iniciativa de 2009, que obteve sucesso, foi mantido pelo programa com apoio do prefeito Luciano Mascarenhas.
O concurso deste ano conta com uma novidade, desenho mais frase, alem das categorias já existentes desenho e redação, todas voltadas para a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino da zona rural, que tem até sexta-feira (12) para entregar os trabalhos. O professor concorre na categoria Experiência Pedagógica, o professor irá relatar a sua experiência interdisciplinar, trabalhada na escola durante o ano. O tema central sempre leva como base o meio ambiente, outro ponto importante será o relato do envolvimento da comunidade na escola.
Os trabalhos serão escolhidos democraticamente na escola, cada sala indicará três (03) trabalhos que serão entregues a banca examinadora, que julgará os trabalhos dos alunos e dos professores. Para os trabalhos dos professores a data de entrega será até o dia 19 de novembro. A banca examinadora terá de 22 a 26 de novembro para julgar os trabalhos e declarar os vencedores. A premiação será oferecida pela Prefeitura Municipal de Poções e a entrega dos prêmios acontecerá em 2011, durante a abertura da semana pedagógica.
Para Rafael Brito, coordenador do programa, a participação da comunidade, professores e alunos será muito importante para a continuidade do programa no município. "Fizemos melhorias no concurso em relação ao do ano passado e contamos mais uma vez com a compreensão e o valor que o prefeito vem dedicando ao Despertar, valor este reconhecido pela Coordenação geral e pelo parceiro Senar. Em vários encontros que tive com a coordenação em Jequié e em Salvador, recebi incentivos e apoio para continuar com o trabalho que muitos municípios desejam obter e para nós de Poções é sempre um orgulho contar com o Senar, nesta parceria do Governo Juventude em Ação e o Despertar", afirmou Rafael.
"Sempre vou oferecer meios para melhorar ainda mais a qualidade do ensino no município e com a parceria do Senar através do Programa Despertar, os professores ganham na hora de levar o aprendizado aos alunos e mais ainda a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, seja no ensino como nos cursos de áreas afins, palestras e distribuição de prêmios e material didático. Hoje estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o programa, que vem dando certo na formação dos alunos com ensino moderno e atualizado, com professores bem preparados e incentivados a fazer um elo cada vez maior junto a comunidade", concluiu o prefeito Luciano Mascarenhas.