"A Central de Relacionamento representa um novo modelo de interação entre o cidadão e o poder público de Salvador. Ao lado da matrícula informatizada, é mais uma marca significativa da modernização trazida pela administração do prefeito João Henrique", afirma Silva.
Intitulado Central de Relacionamento no Setor Público: uma estratégia de Relações Públicas para transformação e consolidação da imagem institucional e aproximação dos públicos estratégicos, e enquadrado na categoria Relações Públicas nas Organizações Públicas - ao todo são oito categorias -, o case da Sucom foi um dos 13 vencedores, num universo de 32 inscritos. Os trabalhos foram julgados por uma comissão composta por 24 profissionais de Relações Públicas e seis profissionais de outras áreas da Comunicação.
Dentre os quesitos avaliados pelo júri estão: estratégias de relações públicas (factibilidade, aplicabilidade e inteligência); objetivos (relevância e assertividade); metodologias de avaliação (adequação e eficácia); ações (inovação, criatividade e pertinência); e resultados (efetividade e abrangência).
O prêmio deste ano também será entregue ao Senado Federal e Câmara dos Deputados, Kimberly-Clark do Brasil, Construtora OAS, Roche, Bayer Schering Pharma, Novartis Biociências, Associação Brasileira de Bebidas, Embratur, Santo Antonio Energia, Associação Turismo de Lisboa, Veris/Metrocamp e Associação AME Jardins.
O Prêmio POP visa reconhecer e incentivar trabalhos de excelência no exercício das Relações Públicas no Brasil.
CRS
Implantada em 2009, sob a coordenação da profissional de Relações Públicas Isabela Aragão, a Central de Relacionamento Sucom já monitorou mais de 700 processos, consolidou o relacionamento da superintendência com 12 instituições e firmou cinco parcerias por meio de convênios e protocolos. Além disso, o setor realiza o importante atendimento direto aos vereadores, orientando-os sobre a situação dos pleitos solicitados pela população e referentes à Sucom.
Uma das ações de destaque da CRS é o Seminário Rede Sucom, que surgiu para prestar esclarecimentos aos públicos-alvo - a exemplo de sindicatos, associações e o Sebrae - e orientar os cidadãos soteropolitanos sobre os serviços oferecidos pela superintendência. Iniciativas como essa têm contribuído para o aumento do índice de setores legalizados na cidade e ampliado o diálogo entre o órgão e os representantes dos mais diversos segmentos.