Além da caminhada, onde serão distribuídos panfletos informativos sobre o tema contendo artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a SEMAS promove neste mesmo dia, à noite, no Hotel Áster, um encontro com membros dos conselhos municipal de Assistência Social - CMAS e dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, do Conselho Tutelar, das Forças Empresariais de Alagoinhas, Lideranças dos bairros, Juizado de Menores, entre outros.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, o dia marcará a largada de uma grande campanha que seguirá com ações nas escolas municipais, no comércio local, nas associações de bairros e na central de Abastecimento. A próxima ação da SEMAS será a construção de uma brinquedoteca na Central de Abastecimento, um local seguro onde os trabalhadores da feira poderão deixar seus filhos enquanto exercem suas funções.
Com uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais e auxiliares, a SEMAS desenvolve, desde o início da gestão, ações constantes através de programas sociais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, que funciona em três comunidades do município, Disai, Santo Antônio e Barreiro. E sempre em parceria com o conselho Tutelar e o Juizado de Menores, também realiza fiscalização constante na cidade, abordando famílias e comerciantes a fim de erradicar o trabalho de crianças e adolescentes.