A reabertura do Restaurante do Povo, mantido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, foi definida para a próxima quarta-feira, dia 3 de novembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29) pelo secretário de Assistência Social, José Antonio Formigli Rebouças, que ressaltou o empenho das demais secretarias municipais para viabilizar a reabertura do espaço.
De acordo com Rebouças, o Restaurante Popular, que tinha apenas a contrapartida do município, passará a contar também com subvenções do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, como parte das políticas de Segurança Alimentar do Governo Federal. A decisão foi anunciada durante reunião do secretariado municipal no Centro Administrativo.
"Nós não poderíamos reabrir o Restaurante simplesmente por reabrir, sem assegurar a sua manutenção. Neste sentido, foram tomadas algumas providências para que o serviço continue sendo oferecido à comunidade sem que haja interrupção, até mesmo pela necessidade de manutenção nos equipamentos", argumentou o secretário.
José Rebouças explicou que, através de decreto, o prefeito Capitão Azevedo está reestruturando a gestão do Restaurante do Povo, que passará a contar com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela execução do PAA no município. O secretário adianta que, por meio do Programa, serão repassados gêneros como feijão, arroz e sobremesa, além de hortaliças e até carne bovina, frango e peixe. Esses alimentos são comprados pelo PAA junto aos produtores da agricultura familiar.
"A partir de agora, tudo leva a crer que não teremos mais as dificuldades que vínhamos enfrentando para manter o Restaurante. Para o prefeito, conservar essa prestação de serviço para a comunidade é motivo de satisfação, principalmente por beneficiar a população mais carente", elucida o titular da Assistência Social.
Rebouças revela que os gastos mensais do Restaurante do Povo giram em torno de R$ 108 mil. Deste total, a Prefeitura de Itabuna subsidia como contrapartida R$ 40 mil. O restante é oriundo da arrecadação do próprio Restaurante, que tem capacidade para servir 2 mil refeições por dia.
______________________________________________________