Salvador

BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMEMORA 509 ANOS

Veja
| 28/10/2010 às 22:51
Composta por 56 ilhas, a baía se tornou uma Área de Proteção Ambiental em junho de 1999
Foto: Celo
A maior Baía do país , comemora 509 anos de batismo português na próxima Segunda-Feira, 1º de novembro. A ONG ambientalista mais antiga da Bahia, GERMEN,estará promovendo uma expedição para analisar os impactos ambientais causado na Baía e seu entorno.
 
Os ambientalistas sairão as 9h, no Terminal Turístico Marítimo, seguindo para o Forte São Marcelo, onde vão embarcar pela Baía de todos os Santos a bordo de uma caravela,com  personagens como Tomé de Souza e Pedro Álvares Cabral.
 
Segundo o presidente do Germen, Marcell Moraes, a finalidade da expedição é alertar os baianos sobre os impactos degradantes que vem acontecendo na Baía nos últimos anos.
 
"A Poluição industrial é um dos principais problemas que enfrentamos, assim como a falta de ordenamento do uso e da ocupação do solo e o lançamento de dejetos urbanos.
 
É preciso que os governantes façam um esforço na avaliação ambiental estratégica dos ecossistemas presentes para não comprometer ainda mais esse importante espaço biogeográfico que está localizado na nossa cidade".
 
Marcell Moraes ainda lembra que: "Somos baianos por causa da Baía de Todos os Santos,foi ai que surgiu o nome baiano.Mais um motivo para a população se engajar na luta " Finaliza o ambientalista.
.
O percurso ocorrerá em torno de 2 horas com deslocamento para o corredor da Vitória e farol da Barra, passando por cenários históricos e com avistamento de patrimônios da arquitetura civil, militar e religiosa.