Salvador

MAJOR PM LÁZARO RECEBE MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES NA CÂMARA VEREADORES

vide
| 24/10/2010 às 21:02
Major Lázaro recebe a comenda da vereadora Eron Vasconcelos
Foto: Valdemiro Lopes

Natural de Salvador, com 26 anos de serviço na Polícia Militar da Bahia, o major Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, fundador e comandante do Grupamento Aéreo (GRAER), foi homenageado pela Câmara Municipal com a concessão da Medalha Zumbi dos Palmares. A sessão solene, na quinta-feira (21) à noite, foi presidida pela vereadora Eron Vasconcelos (DEM), autora da iniciativa, que ressaltou a trajetória do oficial na corporação e seu empenho por ações visando a aproximação da PM com a comunidade.


"Esta honraria é um reconhecimento público pelo valoroso e abnegado trabalho do major Lázaro, que vem dedicando sua vida à segurança pública", justificou Eron Vasconcelos. Ela ressaltou, entre as atividades do homenageado, um intenso trabalho de educação para o trânsito no Esquadrão Águia e a implantação do policiamento comunitário na PM-BA, através do Projeto Polícia Cidadã.


Ser condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares, como frisou o major Lázaro Monteiro, aumenta sua responsabilidade e serve como motivação para a busca de novos ideais. "O reconhecimento do valor do povo negro decorre de lutas históricas, como a de Zumbi dos Palmares, que pagou com a própria vida em defesa do respeito aos valores mais caros à convivência humana. Também não me furtarei à constatação de que essa medalha só reafirma a convicção de que o trabalho e a firmeza de propósitos nos leva à vitória pessoal e profissional", declarou o oficial ao agradecer a honraria.


O major Lázaro se disse emocionado por estar sendo condecorado no Plenário Cosme de Farias, "onde desde os primórdios da organização política brasileira os valores da democracia e da defesa dos interesses da nossa municipalidade foram as bandeiras históricas de luta pela afirmação constante do ideário da liberdade".

Para a entrega da Medalha a vereadora Eron Vasconcelos convidou a mulher do homenageado, Luciana Batista, e a irmã Cristiane Oliveira. Apresentaram-se no evento as bandas da PM e Maestro Antônio Jerônimo Wanderley.


A mesa contou com as presenças da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Arany Santana; do secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira; do comandante do Policiamento Especializado, coronel Sérgio Natividade, que representou o comandante-geral da PM-BA, coronel Nilton Régis Mascarenhas; da delegada geral adjunta da Polícia Civil, Emília Blanco; do superintendente regional em exercício da Infraero, Carlos Antônio da Silva; da presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança dos bairros do Rio Vermelho e Ondina, Eloysa Novaes; e do major PM Marcos Antônio Lopes, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Litoral Norte, representando os amigos e colegas da Turma de Oficiais PM Professor Estácio Luís Valente de Lima.