O livro Tribuna 40 anos de Bahia foi lançado ontem (21) no Fiesta Convention. Estiveram presentes no evento, políticos, jornalistas, empresários, dentre outras autoridades baianas. Organizado pelo Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional (Integro), o livro traz registros de acontecimentos marcantes da história baiana e também do Brasil, através da apresentação de capas do jornal Tribuna da Bahia, o que paralelamente também conta a sua história durante estes 41 anos de trabalho jornalístico sério e ético.
Em 21 outubro de 1969 circulou o primeiro exemplar do jornal Tribuna da Bahia que apresentou o coquetel de lançamento do meio impresso, mas além disso, também trazia a manchete "Milhares de políticos são agora inelegíveis", o que tratava de uma decisão adotada pelo governo da ditadura militar. Daí em diante, notícias relacionadas à política, esporte, cultura, economia, justiça, dentre outros temas foram acompanhados pelos jornalistas que passaram pelo jornal de 1969 a 2009.
Para Walter Pinheiro, diretor e presidente da Tribuna da Bahia, o lançamento de um livro sobre os 40 anos da história de um jornal que acompanhou e lutou para que se tornasse referência por levar à sociedade informações de qualidade é uma homenagem muito importante para o jornalismo baiano. "Agradeço ao Instituto Integro por esta iniciativa bastante válida, pois torna nossas memórias e emoções acessíveis a todos que recorrerem ao livro para conhecer mais sobre a história da Bahia e do Brasil", destacou.
Alex Ferraz, editor do jornal Tribuna da Bahia e responsável pela edição do livro, relembrou que realizar a seleção das capas que estariam presentes nesta obra não foi tarefa fácil, pois o jornal realmente acompanhou durante estas quatro décadas muitos fatos relevantes da história da Bahia. "Acredito que este trabalho servirá de inspiração para futuros jornalistas e outros profissionais da comunicação, além de servir como fonte de informação para trabalhos e outras atividades acadêmicas", disse.
A diretora do Instituto Integro Francisca Vasconcelos agradeceu a presença de todos que prestigiaram o lançamento do livro. Para ela, este livro traz contribuições à história do jornalismo baiano por apresentar fatos relevantes que foram noticiados pelo jornal durante as quatro décadas de sua existência, mas não pretende englobar 40 anos de história da Bahia, pois seria impossível contar em uma centena de páginas todos os detalhes ocorridos durante este tempo. "Na realidade, elaborar este livro foi a forma de contribuirmos para perenizar o trabalho sério e competente do jornal Tribuna da Bahia".
O lançamento do livro contou com o patrocínio da Coelba, através do programa de incentivo fiscal de fomento à cultura - Faz Cultura, das Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia.