Salvador

TRADICIONAL LAVAGEM DO AMPARO, EM VALENÇA, ACONTECE NESTE DOMINGO

Veja
| 22/10/2010 às 15:32
Evento faz parte da abertura da festa em Louvor a Nossa Senhora do Amparo
Foto: Ascom de Valença

Acontece neste domingo, com saída a partir das 15h da Orla Fluvial, a tradicional Lavagem do Amparo, em Valença. O evento acontece no município a mais de 40 anos, e este ano como em todos os outros, contará com a presença de mais de 20 terreiros, entre estes babalorixás,  ialorixás e ogãs que fundaram e constituíram a Lavagem desde seu projeto. 


Um dos fundadores da Lavagem do Amparo babalorixá João Carlos Carvalho (Pai João), explicou que junto com Dalva Silva (Mãe Dalva), Eloísa Luz, Maria Felícia, Maria Santos, Naziozete Bueno, Gerson dos Santos, Maria Conceição, Maria Laís e Edna Maria organizaram a primeira Lavagem em alusão aos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo.
João ainda explica que o prefeito Ramiro sempre esteve parceiro da idéia. "Desde que conheço o prefeito Ramiro Campelo nunca nos foi negado apoio, tanto dele como gestor público, como empresário.O povo de santo sempre que adentra as portas da prefeitura de Valença são bem recebidos pela sua equipe.", citou, ainda agradeceu a secretaria da Cultura. "Gostaria ainda de fazer um agradecimento especial ao secretário da Cultura Edvaldo Borges de Andrade (Bang) que tem sido parceiro desde a idealização da Lavagem 2010.A secretaria de Cultura com certeza recepciona o povo de santo dignamente", finalizou.
João ainda comentou que como todos os outros anos esta será uma Lavagem emocionante e que vale a pena ser conferida.

Tradição
A lavagem do Amparo é o momento em que todas as divindades de origem africana são homenageadas pelo povo, e faz parte da abertura da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Amparo.Durante a cerimônia que contará este ano novamente com a presença do pároco Josival Lemos Barbosa, que participa demonstrando o respeito a cultura afro, as portas da igreja serão abertas  para recepção do povo-de-santo, que invocam orixás pedindo paz, fraternidade, saúde e bonança.
O prefeito Ramiro Campelo participa tradicionalmente de toda caminhada ao lado dos babalorixás, ialorixás e iaôs prestigiando os terreiros que há anos participam da lavagem do Amparo. O desenvolvimento turístico através da cultura popular foi um dos assuntos comentados pelo prefeito.      "Esta é a nossa intensão, estar através do turismo cultural trazendo renda e desenvolvimento para nosso município, Valença é muito rica em suas atividades culturais e, nossa administração hoje tem um olhar especial para este tipo de manifestação. Estaremos à disposição sempre para beneficiar a comunidade em geral", explanou.