Salvador

SESSENTA PROFISSIONAIS DA REDE DE ENSINO ILHÉUS RECEBEM CERTIFICADOS

vide
| 22/10/2010 às 10:08
Profissionais da Rede de Ensino Municipal de Ilhéus do Encontros de Leitura
Foto: Clodoaldo Ribeiro
 

Cento e sessenta profissionais da rede pública de ensino de Ilhéus participaram nesta quarta-feira (20) da solenidade que marcou a entrega dos certificados de conclusão do projeto "Encontros de Leitura", parceria realizada entre a secretaria municipal de Educação e a Natura Cosméticos. O evento contou com a presença da secretária Lidiney Campos, que falou sobre a importância de promover a leitura na sala de aula. Disse que "a leitura no mundo moderno é a habilidade intelectual mais importante a ser desenvolvida e cultivada por pessoa de qualquer idade. É a leitura literária que alimenta a imaginação, a fantasia e cria as condições necessárias para pensar um projeto de vida com mais conhecimento sobre o mundo, as coisas e sobre si mesmo".


Foram 160 certificações entregues a professores, coordenadores pedagógicos e diretores da educação infantil. A coordenadora pedagógica Sonaly Pimenta, a professora Maria de Fátima Tourinho, a gerente da Educação Infantil, Áurea Cristina Somais e a ministrante do curso, Heloísa Pacheco. O evento contou com recital de poesias e depoimentos de educadoras que participaram da iniciativa. A professora do anexo da Escola Vovô Isaac, Edilene Teles, afirmou que "o curso renovou o nosso gosto pela leitura e nos possibilitou novos meios de aprimorar a leitura na sala de aula".


Em todos os módulos os coordenadores, orientadores e diretores participaram de encontros específicos sobre planejamento e orientações gerais para assegurar o desenvolvimento do projeto na unidade escolar. Além de ser contemplados com certificados os profissionais que receberam a afirmação, de acordo com a secretaria de Educação, também estarão aptos a receber gratificação salarial.


Parceria - Iniciados em 2009, os encontros foram distribuídos em cinco módulos, com 16 horas cada e tiveram o objetivo de contribuir para a ampliação do universo cultural de professores e alunos de educação infantil através da leitura e proporcionar a reflexão sobre os diversos livros e criar orientações para práticas de leitura dentro e fora das salas de aula. A Natura enviou acervos com 62 livros fixos para as 28 unidades escolares da zona urbana e do campo envolvidas no projeto. Há ainda acervo circulante com 30 livros que chega às escolas,de acordo com cronograma estabelecido pela secretaria.