Salvador

SEIS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABUNA RECEBEM COMPUTADORES DO PROINFO

vide
| 15/10/2010 às 16:08
Diretora do Departamento, Maria Aparecida e professoras
Foto: Vinicius Borges
 

Seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna acabam de ser contempladas com laboratórios especiais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação a Distância. Cada escola receberá seis computadores, sendo 1 servidor e 5 estações (terminais) de acesso, além de impressora, que devem ser instalados nas suas respectivas bibliotecas para servir à comunidade escolar como recurso de pesquisa.

        Nesta primeira fase, foram selecionadas pelo MEC as seguintes unidades escolares: Centro de Integração Social (Ciso), Escola Norma Vídero, Grupo Escolar Pedro Lemos, Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, Escola Ritinha Dantas (Sítio I) e Escola Três Irmãos. Para selecionar estas escolas, o Ministério da Educação utilizou como critério as escolas urbanas que possuem biblioteca e já foram beneficiadas com o Programa Banda Larga na Escola, mas, ainda não haviam sido contempladas com laboratórios do ProInfo.

        A funcionalidade dos laboratórios foi discutida na tarde da última quinta-feira (14), durante reunião no Departamento de Pesquisa, Planejamento e Informações Gerenciais da SEC, com a participação dos gestores das escolas. A diretora do Departamento, Maria Aparecida Alves da Silva, enfatizou que a iniciativa faz parte da proposta do ProInfo de contribuir para a inclusão digital via ampliação do acesso a computadores, conexão das unidades escolares à rede mundial (internet) e outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar como um todo.

"Considerando a importância das bibliotecas escolares na obtenção e consolidação de novos conhecimentos entre alunos e professores, o MEC resolveu também destinar a essas áreas das escolas laboratórios especiais do ProInfo", explicou Aparecida. Ela ressalta que o Programa já distribuiu laboratórios de informática para 49 escolas da Rede Municipal de Itabuna, disponibilizando também conexão banda larga para sua maioria, mesmo para aquelas que já possuíam acesso à Internet fornecida pelas antenas compradas em 2007 pela SEC.