A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está atenta aos casos de varicela (catapora) em Feira de Santana. Em 2010, o órgão registrou 191 notificações da doença contra 295 em 2009.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, a vacina contra a doença não faz parte do calendário de imunização. "O Ministério da Saúde só disponibiliza a vacina em casos especiais, como para portadores do vírus HIV", salienta.
A coordenadora informa ainda que o trabalho do órgão, em situações de confirmação da doença, é realizar a imunização das pessoas que tiveram contato com o cidadão infectado. Entre os primeiros sintomas da catapora estão febre baixa, dor de cabeça e vômito. Depois a pessoa apresenta manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para erupções.
Conforme nota de esclarecimento as Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a catapora é uma infecção viral aguda contagiosa, mais freqüente no final do inverno e início da primavera.