As comunidades de Vila do Serrado e Ponta do Ramo, localizadas na zona rural de Ilhéus, serão as próximas a ser beneficiadas com os serviços itinerantes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. É que desde o início do ano funcionários do Programa Bolsa Família têm visitado bairros e localidades rurais com o objetivo de garantir que todas as famílias, dentro do perfil proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Social sejam beneficiadas. O cadastramento acontece no dia 19, na Ponta do Ramo, e no dia 21, em Vila do Serrado. Em ambas as localidades o cadastro será feito das 8 às 13 horas.
Ampliar a quantidade de famílias atendidas também é outro objetivo da ação que de acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família em Ilhéus, Camila Oliveira, também abrange outros serviços gratuitos à população, como fotografia 3x4 para documentos e corte de cabelo. A ampliação do número de beneficiados está sendo atingida através de descentralização das ações de cadastramento e é resultado de incremento econômico da ordem de 11% no orçamento do Ministério de Desenvolvimento Social e em função dos resultados apresentados pelo governo municipal na aplicação do projeto.
Ainda de acordo com Camila Oliveira está concentrada nos distritos uma parcela da população carente e que representa o foco do programa, "daí a importância de visitar os distritos. Aproveitamos para fazer o acompanhamento alimentar, nutricional e escolar e de verificar algumas situações de vulnerabilidade. Este ano, o governo federal autorizou o cadastramento em Ilhéus de mais 10 mil e 520 unidades familiares no Programa Bolsa Família".
O Bolsa Família é um programa do governo federal, gerenciado pelo município, que procura beneficiar famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, por meio da transferência de renda. O programa faz parte do Fome Zero, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo o país.