Assim como o Cristo Redentor, no Rio, por exemplo, a partir de hoje (13), diversos pontos turísticos e monumentos de Salvador estarão iluminados no tom rosa, tais como a estátua de Maria Quitéria, Caboclo do Campo Grande, Sereias de Itapuã e Rio Vermelho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Gordinhas de Ondina e Cristo da Barra. A Prefeitura de Salvador, através da SESP e Secretaria Municipal de Saúde, está apoiando a Campanha mundial "Outubro Rosa", da luta contra o câncer de mama. "A intenção é chamar a atenção para a necessidade da mamografia, pois se descoberta precocemente, a doença tem uma chance de cura de 95%. Portanto, o Poder Público municipal está junto à sociedade civil organizada nesta campanha", afirma o prefeito João Henrique.
No Brasil, são detectados 134 casos novos por dia. A campanha, em Salvador, é coordenada por entidades com a Fundação José Silveira, Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, dentre outras, e conta com o apoio de laboratórios. Além deste apoio municipal, profissionais de saúde, coordenados pela Área Técnica da Saúde da Mulher, realizam atividades educativas nas unidades de saúde do município, destacando a importância dos cuidados com a mama, e intensificando a realização de exames clínicos. As atividades fazem parte do movimento Outubro Rosa, comemorado anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Já no próximo dia 23, médicos, enfermeiras e demais voluntários estarão no Farol da Barra para distribuição de material didático sobre o câncer de mama e esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde da mama.