Veja
Durante a realização do 11º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, nesta segunda-feira (04/09), em São Paulo, o Salvador Shopping ficou em segundo lugar no Prêmio Abrasce, na categoria Excelência em Expansão e Revitalização 2010. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), tem objetivo de estimular a máxima eficiência da indústria brasileira de shopping centers, além de promover e difundir as melhores práticas e estratégias de gestão de shoppings. O empreendimento do Grupo JCPM, construído pela Andrade Mendonça, concretizou sua expansão no ano passado quase que dobrando de tamanho, passando a ter 82.500 m² de ABL (área bruta locável) e 464 lojas, e teve o investimento de R$ 150 milhões. Com isso, o shopping gerou mais 3.500 novos empregos e mais duas mil novas vagas de estacionamento, totalizando seis mil vagas em todo o shopping. O projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos André Sá e Francisco Mota e concebido de maneira global, totalmente desenvolvido dentro do conceito ecologicamente correto, desde a fundação ao revestimento Entre as inovações do empreendimento estão o aproveitamento da água das chuvas; sistema de esgoto a vácuo, a não-utilização de formas de madeira na estrutura de construção, a redução do lixo gerado, o uso de lâmpadas especiais contra raios ultra-violetas, o uso racional e o reaproveitamento de energia. O Salvador Shopping também ganhou em 2008 dois prêmios do International Council of Shopping Centers (ICSC) para shoppings centers da América Latina: um na categoria ouro, no quesito Projetos e Desenvolvimento Inovadores: e outra na categoria prata, no quesito Projeto Sustentável.