vide
Raimundo diante de uma orquídea apresenta detalhes aos visitantes
Foto: BJÁ
Nesta primavera o Orquidário da Chapada Diamantina, próximo ao Morro do Pai Inácio, recebe mais visitantes e as plantas estão mais bonitas, sendo um ponto de atração do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
São milhares de espécimes de orquídeas para serem vistas, fotografadas e contemplatas. O proprietário do espaço, Luis Piedade, adotou como filosofia do local não vender plantas, nem mudas.
"Herdei isso dos meus pais e sigo como essa filosofia. Me sinto muito gratificado e faço o que posso para agradar os visitantes", diz.
É um ambiente de contemplação rodeado de serras, riachos e uma beleza impressionante. O guia Raimundo, que nasceu no Campo de São João, município de Lençós, mostra aos visitantes cada orquídea e a sua importância, desde as mais raras (como a em forma de banana) às mais comuns.
O Orquidário está pronto para colocar em funcionamento um restaurante, mas, segundo Luis Piedade, falta a energia elétrica, cuja rede necessita de um investimento de R$50 mil e ele não dispõe desse capital. Mas tem confiança de que vai conseguir os recursos e instalar a energia.
A entrada no orquidário custa R$6,00 por pessoa e tem acesso de carro até o local.