Salvador

CIDADANIA: 35 ALUNOS DO COLÉGIO SÃO PAULO SÃO VEREADORES POR UM DIA

vide
| 24/09/2010 às 16:35
Aula de cidadania na Câmara de Salvador com alunos do Colégio São Paulo
Foto: Arnaldo A. de Jesus

Vereadores por um dia. Trinta e cinco estudantes de duas turmas do quinto ano do Colégio São Paulo conheceram na sexta-feira (24) as dependências da Câmara Municipal de Salvador.


De acordo com a professora Dulcenéa Guimarães, a visita faz parte do "Projeto Brasil Anos 60 anos", no qual os estudantes conhecem a trajetória política do país desde a época da ditadura militar até a instauração da democracia. 


No Plenário Cosme de Farias, a monitora da Câmara, Gleicejane Hora, contou aos estudantes a história e explicou a função da Casa Legislativa. Já no Memorial da Câmara, os estudantes mirins apreciaram o acervo, como as pinturas em óleo sobre tela dos principais personagens da história do Brasil e da Bahia. 


Sentado na cadeira reservada ao presidente da Casa, o estudante Luiz Henrique Sapucaia disse que se sentiu muito bem na posição. Quando perguntado sobre que lembrança levará da visita, respondeu em tom alegre: "Eu sentado na cadeira do presidente Alan Sanches (PMDB)".


Já para a aluna Maria Luiza, a decoração do Plenário foi o que mais lhe chamou atenção. "É fascinante. É antiga, é linda", disse.  

CONCURSO


A Câmara Municipal de Salvador divulgou na quarta-feira (22), no Diário Oficial do Legislativo, o aviso de licitação para contratação da empresa que vai planejar, organizar, realizar provas e processar resultados do concurso público da Casa. Os interessados em participar do pregão podem obter o edital, gratuitamente, na sala da Comissão Permanente de Licitação (Compel), no quarto andar do Edifício Sul América, nº 2 - Travessa D'Ajuda, Centro.

O presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB), lembra que "a importância do concurso não se restringe à Casa, mas à população da cidade, que vai contar com novos quadros aptos a prestar um serviço de maior qualidade". Sanches destaca ainda que o concurso será feito após uma lacuna de 23 anos.

No concurso serão oferecidas 117 vagas para as áreas administrativa, legislativa e jurídica. Os cargos de nível médio terão salários a partir de R$975,07 e a base para profissionais de nível superior será de R$1.555,23. Estão previstas ainda 200 vagas para o cadastro de reserva.