As marisqueiras da região de Cachoeira (a 110 km de Salvador) receberão atendimento médico gratuito neste sábado (25 de setembro). "Serão disponibilizados ortopedistas, médicos-clínicos ocupacionais e fisioterapeutas para atender estas profissionais que sofrem de problemas causados pela má-postura. Elas contarão também com exames de glicemia, colesterol e pressão arterial, entre outros serviços", explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.
A ação faz parte do Programa de Atendimento à Saúde das Marisqueiras, promovido pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) através da Bahia Pesca, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (Fapes). Nos casos em que exames mais detalhados forem necessários, a Bahia Pesca e a UFBA encaminharão as pacientes ao Hospital Edgard Santos, em Salvador, com todas as despesas pagas, desde o transporte até lanches na capital.
De acordo com Albagli, cerca de 70 mulheres serão atendidas entre as 9h e as 17h30. Além dos exames, as marisqueiras receberão também orientações sobre higiene pessoal, postura ergonômica e boas práticas alimentares. "Identificamos a necessidade de prestar este atendimento nos diversos encontros com estas profissionais, quando distribuímos os kits-marisqueiras (compostos por uma pia e uma bancada para o ato de catar o marisco, um eco-fogão, jogo de panelas e escorredor)", conta o presidente da Bahia Pesca. As interessadas em realizar o atendimento devem procurar a Colônia ou Associação de Pescadores de Cachoeira, levando a carteira de pescadora e a identidade