VIDE
Na Semana Nacional de Prevenção no Trânsito, a Bahia recebe uma grande alegria. Alguém dúvida que caminhão é o grande terror das estradas da Bahia e do Brasil? Não se o motorista for o baiano Fernando Rodê Pitanga, 35. Ele foi eleito o melhor caminhoneiro do Brasil 2010, em uma competição com mais de 28.500 concorrentes de todo país.
A competição realizada pela Scania promoveu, em São Paulo, a final do concurso, após as etapas regionais. Fernando também ganhou o concurso em Jaboatão dos Guararapes (PE), onde foi consagrado o melhor do Norte/Nordeste. Em cinco anos de competição, esta é a primeira vez que um baiano ganha. Dos milhares de competidores que foram sendo eliminados pelas provas regionais disputadas desde julho, 30 chegaram à final em São Paulo.
Dois eram nordestinos, Gilson Cardoso Mendonça, 43 anos, morador de São Lourenço da Mata (PE), e Fernando Pitanga, que mora em Salvador (BA) e é caminhoneiro há 13 anos. Atualmente ele dirige um caminhão tanque quetransporta oxigênio entre os estados de Sergipe e Bahia, pela White Martins. As provas finais do concurso da Scania foram realizadas no Espaço Imigrantes, na capital paulista.
Foram várias etapas disputadas pelos 30 "pilotos" desde as 9h até 17h, quando se chegou a uma finalíssima com apenas três competidores. O objetivo das provas, segundo a Scania, era testar a habilidade dos competidores ao executar manobras difíceis em lugares com espaço limitados. Todos os circuitos simulavam situações encontradas no dia a dia do motorista, como estacionar em vagas pequenas e trafegar por ruas estreitas.
"Espero que com competições como esta promovida pela Scania as empresas passem a valorizar mais os motoristas. A maioria das empresas investe em caminhões novos e modernos, mas esquece do motorista, que é quem utiliza a máquina.
Eles (empresários) deviam saber que ao investir nos motoristas vai acabar sendo melhor para a empresa: a economia vem nos gastos com combustível, pneus, peças e outros tantos. O motorista qualificado passa a ser um multiplicador do que aprendeu, os ganhos em seguranças são muitos", explica o melhor motorista de caminhão do Brasil, que ganhou entre muitos os inúmeros prêmios uma curso de "Drive Master" e uma viagem para a Suécia e para Paris com acompanhante.
Além de continuar dirigindo caminhões, Fernando também está dando curso de trânsito seguro para caminhoneiros, conforme as empresas o procuram.