LAURO DE FREITAS/BA - A Secretaria de Saúde de Lauro intensificou a imunização de cães e gatos no dia "D" da Campanha de Vacinação Anti-Rábica, neste sábado (18). Seis mil doses da vacina foram distribuídas nos 20 postos fixos e volantes espalhado pela cidade.
Para este ano, a meta do município colocada pelo Mistério da Saúde é imunizar aproximadamente 23 mil amimais. De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Edgar Pinto Cerqueira, a vacinação animal já faz parte da rotina do município, e o dia D é mais para dar visibilidade às ações realizadas durante o ano pela equipe. "Neste sábado vamos vacinar os animais que nasceram mais recentemente", afirma.
A filhote Pipoca foi levada pelo dono, Teodomiro Borges Sampaio, para imunização. Com o cartão em mãos, Sampaio disse que não se descuida da prevenção. "A Pipoca é uma filha e como tal preciso cuidar dela, pois a raiva é grave e fatal", alerta.
O agente de endemias do Ministério da Saúde, Antônio Rodrigues Bonfim, esclarece que a vacina é a principal medida para prevenir que a raiva chegue aos humanos. A doença não tem cura e mata 100% das pessoas que desenvolvem a doença, num processo lento e doloroso que leva de 7 a 10 dias.
Ao ouvir as informações, a adolescente Amanda de Souza, de 16 anos, disse que ficou aliviada em trazer seu bicho de intimação para vacinar. "Essa doença é muito séria, e tenho três sobrinhos em casa. Que perigo se eu não trouxesse", exclama.
É importante destacar que a vacina é gratuita e não possui contra-indicações. Os animais devem ser conduzidos por adultos, com coleiras e guias sendo que os cães de porte maior devem ter mordaça. A vacinação continua nos postos fixos do município.