Cerca de 650 a 700 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Camaçari participaram da segunda etapa da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
De acordo com Fernando Eliel, coordenador de Matemática do Sistema de Avaliação da Qualidade do Ensino (Siac) de Camaçari, a Secretaria da Educação (Seduc) do Município não mediu esforços para que os alunos participassem da competição. "Um grande número de estudantes compareceu para as avaliações".
As provas foram realizadas sábado (11/09) nas escolas São Thomaz de Cantuária, Normal de Camaçari, na sede, e na orla, no Centro Educacional Marquês de Abrantes e na escola Amélia Rodrigues.
A competição serve para estimular e promover o estudo da Matemática, além de descobrir talentos entre alunos das escolas públicas, afirma Fernando Eliel. "Iniciativas como estas contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica", acrescentou.
A segunda etapa da Obmep foi aplicada para 5% dos melhores alunos que participaram da primeira fase da competição. As provas serão corrigidas por comitês formados por professores escolhidos pela organização da Olímpiada. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de novembro.
A premiação consiste em medalhas de ouro, prata e bronze para os alunos que conquistarem as primeiras colocações na classificação nacional. Além da medalha de ouro, o estudante será beneficiado com uma bolsa de iniciação científica no valor de R$100, durante um ano. Os demais participantes receberão certificados de menção honrosa. Professores, escolas e as secretarias da Educação também ganharão prêmios.
O aluno Anderson dos Santos, 11 anos, da 5ª série da escola Cosme de Farias, que participou pela primeira vez da competição, acredita que fez uma boa avaliação. "Achei a prova fácil", afirmou.
Já Késia Natália, 15 anos, estudante da 8ª série do Centro Educacional Laurita Ribeiro disse ter sentido dificuldades, mas que "valeu a experiência de ter participado da Olímpiada".
Na Bahia, a Obmep é coordenada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).