Salvador

DESFILE 7 DE SETEMBRO EM CAMAÇARI REÚNE 12 MIL PESSOAS NA GLEBA E

vide
| 07/09/2010 às 18:22
Conhecer o mundo através da escola foi tema do desfile em Camaçari
Foto: Nelinho Oliveira
Mais de 12 mil pessoas, em Camaçari, acompanharam o desfile cívico em comemoração aos 188 anos de Independência do Brasil, na manhã desta terça-feira (07/09). O evento, que teve início às 9h, na Rua das Flores, no bairro da Gleba E, começou com os hasteamentos das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari seguido da execução do hino nacional pela Filarmônica 28 de Setembro.


Uma multidão formada por moradores do bairro e de outras localidades assistiu o desfile que este ano contou com uma arquibancada com capacidade para 2 mil pessoas. As sacadas e varandas também serviram de opção para quem quis assistir o desfile sem sair de casa.


Durante o evento, o prefeito Luiz Caetano parabenizou toda a equipe responsável pela realização do desfile e anunciou que em 2011 "a arquibancada será ampliada e ganhará uma cobertura". Caetano ainda lembrou que é uma tradição da população de Camaçari "participar das comemorações cívicas do país".


O desfile, que é realizado no bairro há 23 anos, se tornou o evento mais esperado pelos moradores. A iniciativa serve para contribuir com a educação de jovens e crianças e também para recordar os tempos de estudante, como é caso da dona de casa, Nadja Roberta Vieira, que assistiu o desfile acompanhada dos dois filhos pequenos. "Quando era jovem desfilei na linha de frente de uma das fanfarras", revelou.

Para a aposentada Cida Castelo Branco, que assistiu o desfile pela primeira vez, a festa foi muito bonita e organizada. "Pretendo não perder mais", comentou.


FAÇO ESCOLA

Com o tema principal Eu faço escola conhecendo o meu mundo, cerca de 1.500 alunos de 10 escolas das redes municipal e particular participaram do desfile de 7 de Setembro, que ainda abordou diversos subtemas como a influência de países africanos na cultura brasileira, preservação do meio ambiente, esportes, inclusão social, literatura, direitos dos cidadãos, música, cinema, folclore, manifestações culturais, como capoeira, mitologia grega e fábulas infantis.


Soldados do Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Desbravadores, além de uma comitiva da Defesa Civil e da Segurança Integrada Municipal também participaram do desfile que contou ainda com as apresentações da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Bamuquinha (Fanfarra infanto-juvenil da Bamuca), Fanfarra do Projeto Mais Educação, do Centro Educacional Sistema Master e Fanfarra Estudantil de Camaçari (Fanesc).


Acompanharam o desfile os secretários municipais da Educação, Valter Lima, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Administração, Ademar Delgado, da Habitação, Djalma Machado, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Esporte e Lazer, Raimundo Blumetti, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, de Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, além dos sub-secretários da Educação, Graça Guimarães, do Turismo, José Matos e dos Serviços Públicos, Edvaldo Teixeira.


Ainda marcaram presença o Coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, a ouvidora municipal, Léa Souza, o superintendente do Trânsito e Transporte, João Araújo, a coordenadora do Pronasci em Camaçari, Ana Gomes, os vereadores José Marcelino (PT), Alfredo Andrade (PSB), Paulinho do Som (PT), Maria do Carmo (PTB) e Zé de Elísio (PT do B).