Salvador

CAMAÇARI VAI CONSTRUIR CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

veja
| 04/09/2010 às 12:02
Caetano inaugura UPA tipo 2 de saúde para atender população
Foto: Agnaldo Silva

Depois de assinar na sexta-feira (03/09) a ordem de serviço para a construção da sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Camaçari e entregar à população do Município, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 2 da cidade, o prefeito Luiz Caetano anuncia mais duas Unidades de Saúde da Família (USF's), no  Parque das Mangabas e no Buri Satuba, previstas para serem entregues até o final do mês.


A inauguração da UPA tipo 2 foi marcada também por significativas premiações. Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano recebeu certificados, emitidos pelo Ministério da Saúde, em alusão aos baixos índices de desistência no tratamento de combate à tuberculose no Município. Na ocasião, Caetano destacou que não existe desenvolvimento "sem saúde e inclusão social".


Na seqüência, outras 15 personalidades da sociedade Camaçariense foram agraciadas com o prêmio Amigos da Saúde 2010, pela contribuição dada para a melhoria da saúde da cidade.


         Moradora do bairro Phoc II desde criança, Roseane Bacelar, hoje com 24 anos e mãe de dois filhos, não conseguiu esconder a surpresa e a alegria ao conhecer o novo prédio da UPA Nova Aliança. "Nunca imaginei ter acesso a serviços de qualidade em uma estrutura de primeiro mundo". De acordo com Roseane, "isso é que é viver com dignidade".


E as novidades não param por aí. Segundo o secretário da Saúde, Camillo Pinto, já foram iniciadas as obras das USF's de Cachoeirinha, em Barra do Pojuca e de Pé de Areia, em Jauá. Camillo lembra ainda que outras 13 USF's estão em licitação e que, a partir da próxima semana, o prefeito já pode assinar a ordem de serviço da construção da segunda UPA tipo 2, no bairro do Gravatá.


Só este ano foram entregues quatro novas USF's, em Fonte das Águas, Nova Vitória, Ponto Certo e Gravatá.  "Já estamos com 60% de cobertura na saúde no Município, até o final do ano chegaremos a 72%, o que nos dá a capacidade de atender cerca de 170 mil pessoas", declara o secretário da Saúde.

 

 

Unidade de Pronto Atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Phoc 2 tem capacidade para atender 600 pessoas por dia e dispõe de 18 leitos, sendo dois destinados à saúde mental e três de pediatria com poltronas para que as mães acompanhem o tratamento dos filhos com conforto.

No local, serão oferecidos serviços como exames laboratoriais de urgência e emergência, raio x e telemedicina. O atendimento será realizado por uma equipe formada por médicos, entre clínicos, pediatras, e psiquiatras, enfermeira, técnicos de enfermagem, além de recepcionistas, higienizadores e uma ambulância com condutor.


PRESENÇAS


Estiveram presentes na inauguração, os secretários do Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Educação, Luiz Valter Lima, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes, e do Esporte e Lazer, Raimundo Blumetti.

Marcaram presença ainda os secretários da Infra-estrutura, Everaldo Siqueira, das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, da Habitação, Djalma Machado, da Promoção da Mulher e Reparação, Aurenita Castillo, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, da Fazenda, Paulo Cezar Gomes e do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade.

A cerimônia ainda contou com as presenças do diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, o superintendente de Trânsito e Transporte, João de Araújo, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, além da diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos e os vereadores Marcelino Filho (PT), Alfredo Andrade (PSB), Maria do Carmo (PTB), Paulo Mendes (PT), Jair Costa (PRB) e Oto Maia (PSDB).