Salvador

PRODUTORES RURAIS DO INTERIOR SÃO ATENDIDOS POR PROJETO REPOVOAMENTO

Veja
| 03/09/2010 às 18:07
Mais de 130 famílias de pequenos produtores rurais residentes em Valença, Nilo Peçanha, Itaparica e Vera Cruz foram atendidas, nesta semana, com o projeto de repovoamento de aguadas públicas da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - Seagri, através da Bahia Pesca. A empresa distribuiu aproximadamente 120 mil alevinos de tilápias, carpas e tambaquis. "O objetivo é aumentar a oferta do pescado na região e dar uma nova opção de renda para estas famílias", explica o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.
 
Os animais foram colocados em tanques-rede ou aguadas comunitárias para que cresçam e, dentro de 6 a 12 meses, possam ser retirados para consumo das famílias ou venda. A expectativa é de que na época da despesca os aquicultores retirem dos tanques mais de 30 toneladas de peixes.
 
Acompanhamento técnico
 
Em todos os programas desenvolvidos pela Bahia Pesca faz-se necessário o acompanhamento técnico, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, ao tipo de ração, e, principalmente, o acompanhamento durante a fase de engorda até a sua captura. "Não basta apenas ter uma aguada para que o produtor esteja apto a receber os alevinos. É preciso haver esse trabalho técnico, que permite que o programa obtenha resultados e possa ter continuidade", diz o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.