A conclusão das intervenções do Programa Habitar Brasil BID (HBB) no bairro Nova Vitória está prevista para dezembro deste ano. A iniciativa beneficia 504 famílias da localidade, que agora vão contar com saneamento básico, moradias mais dignas e melhor qualidade de vida. O prazo de conclusão foi dado ontem (01/09), por representantes do Ministério das Cidades e da Caixa, durante visita às obras.
Na ocasião, foi autorizado um aditivo de contrato pelo Ministério das Cidades no valor de R$ 1,162 milhão para ser investido na implantação do sistema de drenagem pluvial e contenção dos morros que cercam a área beneficiada pelo HBB. A Caixa realizou a medição da obra, ação importante para a liberação das verbas. O processo está em fase de licitação.
No momento, 13 casas estão em construção e outras 56 em fase de alvenaria. O morro está sendo coberto com biomantas para fazer a contenção. No âmbito do trabalho social, as visitas continuam acontecendo e os cursos para a comunidade retornam este mês.
Após a visita às obras, a equipe seguiu para o gabinete do prefeito onde foi realizada uma reunião para tratar dos prazos do HBB e da regularização fundiária das residências.
De acordo com o secretário da Habitação do Município, Djalma Machado, o HBB é responsável pela construção de 166 casas de moradores que viviam na beira do rio Camaçari, além da construção de 232 unidades sanitárias, 1 creche, 1 centro comunitário, 7 boxes comerciais, implantação de esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem, rede elétrica e iluminação pública, tudo, no bairro Nova Vitória.
Para o secretário Djalma Machado, a visita dos técnicos foi de grande importância, pois serviu para pactuar prazos e angariar novos aportes financeiros. Ele informou ainda que, a partir de agora, as obras poderão ser aceleradas já que as chuvas diminuíram, fator que prejudica as intervenções.
O encontro no gabinete do prefeito contou ainda com as presenças dos secretários de Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, e do subsecretário da Habitação, Demetrius Moura.