Um filhote de baleia jubarte, de aproximadamente 5 metros e 2 toneladas, foi encontrado morto, em Guarajuba, litoral norte de Salvador, na manhã desta quinta-feira , dia 02. Assim que recebeu a denúncia, a equipe de resgate do Instituto Baleia Jubarte, se dirigiu à praia principal, próxima à região das barracas, para iniciar o trabalho de análise e retirada do mamífero.
De acordo com o profissional responsável, Elitiere Neto, o animal foi encontrado ainda composto, o que facilita a coleta de material para análise em laboratório. Este encalhe de jubarte é o 39º desta temporada, em todo o Brasil. A maior parte deles acontece na Bahia, onde já foram registrados 20 casos.
Desta forma, as ocorrências de 2010 devem superar as de 2007, considerado ano recorde, com 41 encalhes em todo o período reprodutivo da espécie na costa brasileira. Segundo o Coordenador de Pesquisa do IBJ, Milton Marcondes, "a expectativa para este ano é de mais de 50 encalhes ao fim da temporada, que vai até novembro".
O Instituto Baleia Jubarte resgata baleias jubarte na costa da Bahia e Espírito Santo.O Programa de Resgate tem telefones celulares de emergência que funcionam 24 horas para atender os casos de encalhe. Os fixos funcionam em horário comercial.