Salvador

PREFEITURA APRESENTA TENDAS ALUMÍNIO PARA AMENIZAR PERDAS BARRAQUEIROS

veja
| 27/08/2010 às 14:00
Prefeito apresenta projeto a barraqueiros e tudo depende ainda da União
Foto: SECOM

Durante a manhã de hoje (27), a Prefeitura de Salvador e as associações de barraqueiros das praias de São Thomé de Paripe até Praia do Flamengo estiveram reunidos para discutir propostas para solução dos problemas de comerciantes e trabalhadores da orla da cidade.

Lembrando que todas as discussões deverão passar pela avaliação dos órgãos da União e Ministério Público Federal, o prefeito João Henrique apresentou aos representantes dos barraqueiros Alan Rebelatto, Jaime Francisco Silva, Renato Mota dos Santos e Werico Rodrigues da Silva a proposta de equipamentos provisórios que será avaliada pelo Patrimônio da União.

"Enquanto o projeto definitivo da Nova Orla não for aprovado, as estruturas de tenda em alumínio, kit de isopores, cadeiras flexíveis e sombreiros, já testadas e aprovadas para utilização em praias do Rio de Janeiro", disse o prefeito.


A Secretaria Municipal de Serviços Públicos garantiu a instalação de banheiros químicos para atender os freqüentadores das estruturas alternativas.


NOVO MIX

Foi sugerido também a concessão de placas de taxi, box nas estações de transbordo do Iguatemi e Lapa, cinco quiosques que foram construídos no Corredor Verde da Bonocô e áreas que serão construídas no estacionamento da estação do Metrô no Acesso Norte.


Técnicos municipais farão um estudo de um novo mix, que se  adeque às normas de funcionamento do comércio nas estações de transbordo. Será firmado também um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para transferência de permissão para o comércio da praia para esses equipamentos. A concessão de placas de taxi também deverá ser avaliada em relação às normas relacionadas a exploração do serviço. "Nada que represente entrave para um solução rápida", lembrou o prefeito.


Na próxima terça-feira o prefeito irá a Brasília se reunir com assessores do presidente Lula e convidou um representante dos barraqueiros para acompanhar sua comitiva. "Estou muito otimista em relação ao empenho do presidente para que cheguemos a uma solução positiva para o problema social que Salvador vive"


Para Brasília, João Henrique levará para avaliação dos organismos federais a proposta de criação de linhas de crédito para que os barraqueiros empreendam novos negócios, com prazo longo de carência".


O prefeito pretende também a aprovação de um auxílio emergencial para os permissionários que foram afetados com a derrubadas das barracas, determinadas pela Justiça Federal.