Salvador

TRAFICANTES QUE PARTICIPARAM TIROTEIO HOTEL RIO TRANSFERIDOS PARA RO

veja
| 26/08/2010 às 09:28

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu do Rio na noite de quarta-feira (25) levando os dez traficantes que participaram do tiroteio e invadiram um hotel em São Conrado, no último fim de semana, chegou por volta das 5h30 desta quinta-feira (26), em Porto Velho, em Rondônia. A aeronave deixou a  Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, com uma hora e 45 minutos de atraso.


Eles serão levados para um presídio federal de segurança máxima, a 45 quilômetros da capital. A penitenciária foi inaugurada em 2009 e tem capacidade para 208 detentos. Atualmente, 136 cumprem pena na unidade.


A transferência foi marcada por uma operação sigilosa e com forte esquema de segurança. Por volta das 20h de quarta-feira (25) os dez traficantes que estavam no presídio de Bangu IV, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste, foram levados em comboio de 15 carros até a Base Aérea do Galeão. A escolta foi reforçada por 16 agentes penitenciários federais que vieram de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

A transferência dos presos, que aconteceria na terça-feira (24), foi adiada, segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio, por 'motivo burocrático'. Apesar de a Justiça do Rio ter autorizado a transferência na segunda-feira (23), até terça-feira a Justiça de Porto Velho ainda não havia autorizado o recebimento dos presos.

O pedido de transferência foi feito na segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral ao presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter. Segundo o TJ-RJ, o governador conversou por telefone com o presidente do TJ-RJ, que estava no Vale do Paraíba.

Testemunha

Na quarta-feira (25), uma testemunha do confronto em São Conrado prestou depoimento na 15ª DP (Gávea). Ainda não se sabe se essa testemunha seria familiar de um dos suspeitos que foram presos ou se ela presenciou o tiroteio. A Polícia Civil não divulgou detalhes do depoimento.


A ação criminosa


Na manhã de sábado (21), os criminosos invadiram o Hotel Intercontinental e trocaram tiros com policiais militares. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, cerca de 50 homens estavam na ação que fez 35 pessoas reféns. Na ocasião, nove homens foram presos e um menor, detido.

Mais tarde, foi preso outro suspeito, após ser localizado em hospital da Penha, na Zona Norte. Nesta quarta-feira (25), mais um suspeito foi encontrado em um hospital da cidade - dessa vez, no Souza Aguiar, no Centro, onde ele recebeu voz de prisão no leito da unidade em que está internado.

Imagens de prédios são analisadas
Os agentes da 15ª DP (Gávea) recolheram imagens dos circuitos internos de segurança do Hotel Intercontinental e de condomínios vizinhos. Segundo a Polícia Civil, o objetivo é tentar identificar os criminosos que participaram do confronto no sábado (21). Há suspeita de que o traficante Nem, apontado como o chefe do tráfico da Rocinha e um dos homens mais procurados pela polícia, estivesse no comboio de criminosos durante a ação.


A polícia quer explicações do presidente da associação de moradores de Barcelos, na Rocinha, Vanderlan Barros, o Feijão, que ajudou na negociação da rendição dos nove presos e um menor detido após a invasão do Hotel Intercontinental.