Antes do início do lançamento do Projeto Copa 2014 na Bahia - Mobilidade Urbana, ocorrido no Palácio Rio Branco, o presidente Lula e o prefeito João Henrique tiveram uma reunião reservada onde JH solicitou apoio do Governo Federal para resolver a situação dos barraqueiros de Salvador. Em seu discurso de encerramento do evento, Lula afirmou que a retirada das barracas é uma ação nacional, trata-se de uma questão constitucional. "não sou de largar companheiro na beira de estrada", afirmou o presidente.
Lula também convocou uma reunião em Brasília para esta terça-feira (31) com todos os representantes dos órgãos federais envolvidos, e afirmou que se empenhará pessoalmente para achar uma solução para o problema. A audiência será coordenada pelo ministro do Planejamento Paulo Bernardo e contará com o prefeito João Henrique, representantes do governo do Estado e do governo Federal.
"Agradeço todas as iniciativas que o presidente Lula tomou em prol da cidade de Salvador em seus oito anos de mandato, como por exemplo, o projeto Minha Casa, Minha Vida que já contempla cerca de 10 mil unidades. Agora, tenho que agradecer publicamente esta interferência direta do presidente na questão dos barraqueiros e sei que isto será decisivo para achar uma solução para essa questão", afirmou o prefeito João Henrique.