Salvador

BATIZADOS REÚNEM MAIS 2 MIL CAPOEIRISTAS EM ITINGA, LAURO DE FREITAScA

VIDE
| 24/08/2010 às 09:07
Capoeiristas participam de batizado em Itinga
Foto: Danilo Magalhães

Rodas de capoeira espalhadas por todos os cantos. Troca de cordões, apresentação de maculelê, sorteio de brindes e entrega de material para as academias ligadas a Associação de Capoeira Filhos da Bahia. Toda essa festa aconteceu no sábado (21), no Colégio Dois de Julho, em Itinga.

As atividades marcaram o encerramento do 4º Encontro Nacional de Capoeira e XXIV Batizado dos alunos da Academia, da rede municipal de ensino, da Escola de Cadetes Mirins e do Programa Escola Aberta. A programação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e Associação de Capoeira Filhos da Bahia.


A pequena Camila Sena, de 11 anos, faz capoeira há quatro. Neste sábado, ela comemorou a troca de cordões. "Amo a capoeira por que ela tira a gente das ruas. Além disso, diminui a preguiça e faz com que sejamos mais organizados", comentou. A secretária de Assistência Social e Cidadania Maria de Lourdes Lobo, endossou as palavras da jovem.
 
"A arte contribui com o processo de educação, disciplina e concentração", disse. A secretária destacou ainda que fomentar a capoeira sempre foi uma preocupação do poder público desde o início da gestão, que incluiu o esporte na grade curricular do ensino fundamental e criou o Pólo de Capoeira para gerar trabalho e renda com a atividade.


O espaço parecia pequeno para tantas manifestações. Depois de jogarem capoeira, numa roda de tirar o fôlego, mestres das academias ganharam calças, camisas, berimbau, pandeiro e timbau para o aprimoramento das atividades. Depois de receber o kit, mestre Geraldo comemorou emocionado. "Essa festa é nossa! É um momento em que toda a comunidade se reúne em prol da capoeira", afirmou o capoeirista.


Em meio a mestres e contramestres de várias cidades, o presidente da Associação de Capoeira Filhos da Bahia, Mestre Sérgio, comandou a festa anunciando, emocionado, as atividades uma a uma. "A capoeira em Lauro de Freitas é uma manifestação muito forte. Fico feliz com esse reconhecimento. Isso me deixa numa alegria enorme", comemorou. Estiveram presentes no evento os secretários de Educação, Paulo Aquino, e de Governo, Ápio Vinagre.