Vide
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa nesta sexta-feira, às 18 horas, em Santo Antonio de Jesus, da abertura VI Expomandioca e I Feira Nacional da Mandioca, em Santo Antonio de Jesus. O evento tem o objetivo de incentivar e promover a mandiocultura no município e região, valorizando o trabalhador do campo e contribuindo para dinamizar a economia local. O evento acontecerá na mesma área onde foi realizada a festa de São João, com área de aproximadamente 37.000 m², e contará com cerca de 270 stands.
No começo da tarde, o secretário Eduardo Salles se reúne com secretários de Agricultura para discutir questões ligadas ao setor. "A mandioca é uma das três culturas que está presente em todos os municípios da Bahia. Temos uma grande produção e precisamos verticalizar a cadeia", disse o secretário, lembrando que a Câmara Setorial da Mandioca, criada há cerca de três meses, está elaborando o planejamento estratégico para esta cultura.
Exposição e leilão de Mangalarga Marchador, Fórum dos Secretários de Agricultura, palestras, feira de pequenos animais, apresentações de novas tecnologias, shows, parque infantil, parque de diversões, artesanato e culinária regional são algumas das atrações que o público esperado de 50.000 pessoas poderá conferir nos quatro dias de feira.
Para o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, Edson Diniz, a Expomandioca é o auge em termo de agricultura da região. "É onde temos a oportunidade de dar visibilidade às ações que estão sendo desenvolvidas, às novas tecnologias que estão chegando, aos trabalhos que são desenvolvidos aqui pelas associações rurais, cooperativas e sindicatos e onde podemos dizer que temos uma cultura forte da mandioca e desenvolvimento rural dentro do município de Santo Antônio de Jesus", destacou Diniz que frisou também o intercambio de idéias e tecnologias promovido pelo evento através do encontro de produtores da região e de outros estados do país. O projeto abrange 42 municípios do Recôncavo Sul, além de municípios do Baixo Sul e Vitória da Conquista, bem como dos Estados de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.