Salvador

CAMAÇARI ENTREGA 400 DIPLOMAS DO PROGRAMA MULHER CIDADÃ

VEJA
| 15/08/2010 às 18:14
Prefeito Luiz Caetano durante a solenidade
Foto: Adeilson Carvalho

Vitória, felicidade e emoção. Com estas palavras foi definida a certificação das 400 participantes da 3ª etapa do programa Mulher Cidadã, iniciativa da Prefeitura Municipal de Camaçari, por meio da Secretaria da Promoção da Mulher e Reparação (Seprom). A cerimônia aconteceu esta semana no teatro da Cidade do Saber.

A iniciativa, que tem como objetivo contribuir para a formação pessoal e profissional das moradoras da cidade, já atendeu, nas duas primeiras etapas, aproximadamente 1.200 mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Do total, incluindo a etapa vigente, 506 mulheres já estão inseridas no mercado de trabalho.


A abertura do evento foi iniciada com a apresentação de um vídeo com relatos de mulheres beneficiadas pelo programa, através de cursos de panificação, estética, massoterapia, cabeleireira, manicure e artesanato. Ao todo, foram 160 horas de carga horária para cada treinamento, com duração de três meses.


Para Maria José, a capacitação foi determinante na carreira profissional. "Antes, eu não tinha nenhuma perspectiva, só cuidava do marido e da família. Agora, o sonho de ter uma profissão foi realizado, graças à atenção do governo municipal", relatou emocionada.


Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano, falou da importância do programa. "Cursos como estes promovem a cidadania e levantam a auto-estima das camaçarienses que, através dos conhecimentos adquiridos dão exemplo de perseverança aos filhos, vizinhos, netos e sobrinhos", declarou.


De acordo com a secretaria da Seprom, Aurenita Castillo, o sucesso do Mulher Cidadã se dá devido ao incentivo dado pela administração municipal. "Essas ações só acontecem porque temos um governo transformador e que acredita em mudanças. A cada dia, a Seprom vem crescendo porque estamos comprometidos em atender os negros, mulheres e a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgeneros)", salientou.


Na ocasião, a coordenadora do programa, Ana Clécia Pereira, e as professoras que ministraram os treinamentos foram homenageadas pela mesa.  A cerimônia foi encerrada com a entrega dos certificados pelo prefeito e em seguida às demais alunas.

Estiveram presentes no encontro os secretários municipais da Administração (Secad), Ademar Delgado, das Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, do Desenvolvimento do Turismo (Setur), Waldy Freitas, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Paulo Cézar Gomes, além da coordenadora da Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, e empresários.