Salvador

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA "XIXI NA RUA, NÃO!" NA REDE ENSINO ESCOLAR

veja
| 12/08/2010 às 14:03
João Henrique na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
Foto:

Nesta quinta-feira (12) pela manhã, o prefeito João Henrique esteve na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, para o lançamento nas escolas da campanha "Xixi na rua, não!". Juntamente com o secretário de educação, Carlos Soares, e outras autoridades, o projeto foi apresentado aos alunos e professores que estiveram presentes.


Segundo o prefeito, a campanha nas escolas ajudará a difundir a idéia de que é errado urinar nas ruas. "As crianças vão constranger seus próprios pais quando estes urinarem nas ruas. As pessoas reclamam deste mau costume, que já vem de 400 anos. Assim, acredito que vai dar certo, pois através da educação, podemos formar melhores cidadãos", afirmou o prefeito.


O prefeito ressaltou que alguns viadutos tiveram que ser reformados devido a acidez da urina em suas bases. Para JH, outro grande problema são os vândalos, que destroem os banheiros químicos da cidade. "Por mais que se instalem banheiros químicos, os vândalos os destroem apensas pelo prazer de destruir um equipamento público. Precisamos também extirpar o vandalismo da nossa sociedade. Este é um momento historicamente significativo para Salvador".


A diretora da escola, Ruth Goes, contou que há cerca de quatro anos, projetos de proteção ao meio ambiente já fazem parte da grade escolar, e esta campanha "vai intensificar o nosso trabalho na transformação de crianças em cidadãos conscientes", afirmou. Segundo o professor Manoel Calazans, "começar pela escola é simbolicamente afirmar que estamos preparando uma nova geração".


O secretário Carlos Soares lembrou que outras campanhas já realizadas em escolas municipais deram certo, como a da gripe H1N1. Para ele, apesar da grande demanda, a prefeitura está trabalhando para transformar Salvador em uma cidade melhor, mais bem educada e decente para seus moradores. Uma campanha contra o vandalismo também deverá ser lançada em breve nas escolas municipais.


A Campanha

O objetivo da campanha "Xixi na rua, não!" é promover um processo de mobilização das cerca de 31 escolas de 6º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental, na formação de uma consciência crítica e valores para o combate às ações de vandalismo e atentado ao pudor do Código Penal. Assim, a comunidade escolar será agente de transformação social.


Hoje à tarde, o prefeito irá se reunir com representantes do governo do Estado para que a campanha também seja aderida pelas escolas estaduais.