A parceria foi firmada entre o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cícero de Carvalho Monteiro, na tarde desta quinta-feira (12), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
Durante a solenidade também estiveram presentes representantes de diversos órgãos estaduais, como diretor geral da Sucab Elmo Vaz, e diretor geral do Derba, Berchris Moura Requião Filho.
O prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que as chuvas desgastaram a pavimentação das vias públicas em Feira de Santana. "Numa cidade grande, temos pavimento de longo tempo, ruas que foram pavimentadas há 35 anos, sofre mesmo a ação da chuva. Há pouco tempo conseguimos recursos como Governo Federal para recuperação de canais e galerias. Este ano em Feira de Santana já choveu 600 milímetros, em apenas seis meses, o equivalente a todo o período do ano passado", ressaltou.
RUAS CONTEMPLADAS
Tarcízio Pimenta lembrou também que o convênio está sendo possível em função do Governo Municipal ter decretado estado de emergência em função das chuvas e ressaltou o apoio do deputado federal Fernando de Fabinho. Serão contempladas as ruas Senador Quintino, Edelvira de Oliveira, Juracy Magalhães, Riachuelo, Barbolomeu de Gusmão, 18 do Forte, Mantiqueira, Teixeira de Freitas e Pedro Américo de Brito.
Na cerimônia, o prefeito também solicitou ao Derba a melhoria em outras vias públicas, em estradas de acesso ao distrito de Humildes, e máquinas para patrolamento de estradas vicinais para a zona rural.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, observou a importância da parceria para o desenvolvimento das obras. Lembrou dos apelos do prefeito Tarcízio Pimenta, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Feira de Santana, e a solicitação do apoio ao Governo do Estado para recuperar a pavimentação. "A gente sabe que a necessidade é bem maior, de 40 mil toneladas de asfalto. Temos muitas intervenções no Estado. Feira é o portal do sertão".
O diretor geral do Derba, Berchris Moura Requião, lembrou que Feira de Santana merece por contribuir para o desenvolvimento do Estado. "O Derba está aqui hoje recebendo autorização para recuperação da pista de pouso e construção de muro de fechamento da área patrimonial do Aeroporto João Durval Carneiro, com 1.500 metros de extensão", afirmou, ao assegurar que poderá ser feito outro convênio para manutenção das estradas vicinais.