Salvador

DIA DE INTEGRAÇÃO DA PESSOA IDOSA ACONTECE EM LAURO DE FREITAS

Vide
| 03/08/2010 às 20:01

Comer verduras, frutas, controlar o açucar, sal e praticar exercicios devem fazer parte do cardápio dos idosos, segundo a nutricionista Adira Oliveira. As orientações foram dadas no encontro de Intregação do Idoso oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), no auditório da Escola de Cadetes Mirins.

A nutricionista alertou sobre o alto consumo de sal e açuçar que são propícios a desencadear hipertenção, diabetes e elevar o colesterol. Portadora destas doenças, a aposentada Abigail Conceição Coelho, 63 anos, disse que toma muito cuidado, mas fica feliz e aliviada com as observações de Adira. "Minha mãe morreu com diabetes, sofro com esta doença e por isso preciso me precaver sempre", explica.

O Dia de Integração permitiu novas opções de atividades e experiências para os idosos, e foi com esta finalidade que Hilda Trindade Batista, 75 anos, chegou ao auditório. "Quero dançar, pular e cantar. Temos que comemorar a vida", enfatiza.  Hilda confessa que não faz muita atividade física. "Este momento de integração e lazer é motivador. Me sinto uma criança!".

De acordo com a diretora da Divisão de Atendimento ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Edna Durão, este grupo precisa de atividades e ocupação. "Eles sofrem com o isolamento social e familiar, além de suportar, muitas vezes. com violência física", afirma.

Edna ressalta que para combater a rejeição familiar e a violência a Semasci mantém cinco CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que são portas de entrada para os programas sociais do município. "Essas ferramentas auxiliam os idosos com assistência psicológica, além de serem órgãos de denúncia.