A Associação Brasileira de Municípios (ABM), que integra a Rede, foi representada pelo presidente da entidade, Luiz Alberto Muniz, e pela coordenadora-técnica do convênio ABM/Sebrae, Laura Maia. Segundo o presidente da ABM, o evento representa um marco no municipalismo, que passa a se comprometer com um novo patamar de desenvolvimento econômico e social nos municípios por meio da valorização das micro e pequenas empresas. "O lançamento da Rede de Prefeitos Empreendedores é um momento novo pra nós, municipalistas. Hoje há no país muitos prefeitos mobilizados em incentivar o empreendedorismo em suas cidades" enfatizou Muniz.
Durante o evento, o Sebrae e as três entidades nacionais de representação dos municípios assinaram termo de cooperação no sentido de fortalecer as ações de estímulo ao empreendedorismo municipal, principalmente em relação à implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Atualmente 33% dos municípios brasileiros implantaram a Lei. Com a ABM, o Sebrae desenvolveu um projeto em especial intitulado Bases do Desenvolvimento Municipal, que consiste em mapear, documentar e replicar as experiências de maior notabilidade na municipalização da Lei Geral.
O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, anfitrião do primeiro dia do evento e vencedor nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae nas categorias desburocratização e compras governamentais, destacou a importância do micro e pequeno empreendedor. "Há municípios que esperam por anos uma grande empresa se instalar e não percebem a importância da Micro e Pequena Empresa (MPE). O desenvolvimento pode ser muito mais sustentável quando temos várias MPEs. Além da concorrência ser menor, elas desenvolvem mais a economia local".
Após a abertura do evento, os prefeitos convidados foram visitar locais onde são realizados projetos de incentivo ao empreendedorismo em Cariacica. Nesta sexta-feira (30), as atividades aconteceram em Vitória / ES, onde os prefeitos conheceram a Lei de Inovação e o projeto da Fábrica do Trabalho, realizações da administração da capital. O prefeito de Vitória e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser, falou das expectativas em relação à implantação da Rede. "O Brasil demorou, mas se deu conta de que são as micro e pequenas empresas que geram os empregos com serviços, indústria, comércio e agricultura", disse.
Também prestigiaram a abertura o representante do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Nunes de Souza, e o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto. O presidente da ABM observou o ativismo do Sebrae na promoção do evento. "O comprometimento do Sebrae com a questão do empreendedorismo municipal deve ser lembrado, o Presidente Okamoto e todos os envolvido nesse projeto estão contribuindo muito para construirmos cidades mais desenvolvidas e autônomas", finalizou Alberto Muniz.