O panorama das ações desenvolvidas pelo poder público de Lauro de Freitas no último ano e os projetos que estão em andamento foram apresentados pela prefeita Moema Gramacho, durante encontro com imprensa, lideranças e secretários municipais. A Prefeita anunciou a programação da festa dos 48 anos de emancipação da cidade, que terá o sambista Jorge Aragão como atração principal, neste sábado (31), e fez um relato das obras da Copa 2014 que serão executadas no município. "Estamos completando 48 anos de emancipação e Lauro de Freitas tem uma história muito bonita de solidariedade e participação", disse Moema.
Acompanhada dos secretários de Esporte, José Germano, e Trânsito e Transporte, Paulo Araújo, a prefeita destacou as ações para a Copa de 2014. Lauro de Freitas terá uma Vila Olímpica para dar apoio às atividades da Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016 na Bahia. O projeto já está em andamento. Os investimentos previstos são da ordem de R$216 milhões, por parte do governo do estado. A Vila deve abrigar um parque aquático com piscina olímpica de 50m, piscina semi-olímpica, ginásio coberto e campos de futebol. "Os eventos esportivos são o ponta pé inicial para essas obras, mas o fato é que a população é que vai ganhar com todas essas construções", frisou Moema.
Uma perspectiva da recuperação total da Estrada do Coco com vias exclusivas para ônibus no canteiro central, passarelas, elevados e passagens subterrâneas foi projetada em telão. Ainda como parte das obras da Copa no município, uma via alternativa vai tirar da Estrada do Coco o trânsito pesado e veículos que se dirigem ao Litoral Norte. A nova pista vai da Ponte do Rio Joanes à Estrada Cia Aeroporto, atravessando o bairro de Itinga. Detalhes do projeto foram mostrados pelo secretário Paulo Araújo.
Os investimentos em segurança também foram destacados pela prefeita. Primeiro município a cumprir as metas pactuadas com o Governo Federal no Programa de Segurança com Cidadania (Pronasci), Lauro de Freitas inaugurou em este ano o sistema de videomonitoramento, composto de 26 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Moema frisou que as imagens captadas são de grande utilidade na administração pública, para o quesito segurança, mas também para o sistema de trânsito, a fiscalização do comércio e o combate a obras irregulares.
No mês passado o município foi contemplado com um programa da ONU que vai reforçar a segurança no bairro de Itinga. Lauro de Freitas concorreu com 72 municípios e vai dividir com Contagem (MG) e Vitória (ES) recursos da ordem de U$6 milhões em ações de arte, cultura, lazer e educação para jovens até 24 anos.
Na conversa com a imprensa e convidados, a prefeita anunciou obras do final de linha de Portão. Iniciadas em julho, elas vão beneficiar a comunidade local com a construção de um terminal de ônibus e a completa infra-estrutura no entorno do Terminal Turístico de Mãe Mirinha de Portão. "São obras que vão mudar a cara de Lauro de Freitas", disse Moema. No Terminal Turístico, a obra com recursos do governo federal prevê a completa reforma das instalações elétricas do teatro para que possam ser realizados eventos diferenciados no local.
OBRAS DO PAC
Já em execução, as obras do PAC Itinga e PAC Lagoa da Base, perfazem um investimento de R$38 milhões para pavimentação, construção de casas, crecges, escolas, postos de saúde e encostas. Ainda estão em fase de avaliação na Caixa Econômica Federal, obras de drenagem em Vila Praiana, Vila Nova e Chafariz. Outro projeto que será iniciado neste semestre é o de drenagem e mudança no tráfego da avenida Luis Tarquínio, que passará a ser mão única.