Com a presença do Cardeal Dom Geraldo Magella Agnelo, a ONG Capdever -Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin Motumbá Motumbaxé inaugura sua sede em Lauro de Freitas, nesta terça-feira (27), na localidade de Quingoma, zona semi-rural do município. Ás 11h será realizada, na Casa do Trabalhador, uma solenidade de agradecimento ao professor Mauro Bassi, presidente do Progetto Agata Smeralda, instituição italiana parceira da ONG.
A Capdever surgiu em 2000, inspirada no padre Ezequiel Ramin, assassinado em 1984 em Rondônia durante uma missão de paz em favor dos sem-terra e índios - para atender a comunidade carente de Sussuarana.
Em Lauro de Freitas, a organização já atua no Caji e em Itinga. Entre os objetivos da Capdever, em parceria com as Pastorais Sociais, estão o fim da mortalidade infantil, a prevenção e recuperação dos Jovens contra a violência e as drogas, Segurança Pública, Educação, Transporte e Saúde e o resgate da auto-estima dos afro-descendentes.
O Professor Mauro Barsi, amigo de Padre Ezequiel Ramin, será homenageado por ter sido articulador da irmandade entre Cidades da Bahia e Florença-Itália, por ter viabilizado ajuda para o trabalho da ONG com cerca de 10.000 crianças e adolescentes em situação de risco social, e atuar contra o turismo sexual em Florença e na Bahia