Salvador

MOSTRA DE ARTES VISUAIS ESTÁ ABERTA PARA VISITAÇÃO EM JEQUIÉ

Vide
| 26/07/2010 às 17:12

A segunda exposição da edição 2010 dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia está em cartaz na cidade de Jequié. Com 23 obras de diversos estilos e temáticas, a mostra fica em cartaz no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, com entrada gratuita, até 22 de agosto, das 14 às 20 horas. Resultado de edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA, os Salões são uma ação de difusão e incentivo à produção em artes visuais no Estado por possibilitarem a divulgação de trabalhos, a circulação de artistas e a formação de público.


"Os Salões contribuem, anualmente, para a revelação de novos talentos, o reconhecimento de artistas experientes, o intercâmbio na área e a pesquisa de novas estéticas. A montagem das exposições em cidades do interior ainda possibilita a descentralização dos espaços de visibilidade das artes, ampliando o acesso e as opções para público, artistas e produtores culturais", resume Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB.


Neste ano, o edital Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia teve 530 projetos inscritos e 77 selecionados para compor três exposições, feitas em centros de cultura administrados pela FUNCEB em cidades do interior baiano. A primeira sede foi Feira de Santana, onde a mostra, aberta em junho ficou em cartaz até 25 de julho. Depois, será a vez de Vitória da Conquista (Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, 13 de agosto a 26 de setembro).



Princesa em Arte: artistas feirenses em Jequié - No mesmo período e local do Salão de Jequié, haverá uma segunda exposição aberta à visitação pública: "Princesa em Arte", que propõe mostrar um breve panorama das artes plásticas produzidas em Feira de Santana. Iniciativa de artistas residentes naquele município e que conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado, esta produção simbólica reflete o contexto cultural e social daquela importante região, apelidada, carinhosamente, de "Princesa do Sertão", de onde inclusive deriva o título da mostra. As pinturas, gravuras, esculturas e instalações de "Princesa em Arte" são de autoria de K. Maia, Ronaldo Lima, Zito, Carlos Magno, Gilmario, Rosalice, Bena Loyola, Galindo, Nailson Chaves e Adelaide Ribeiro.