Salvador

HOMEM É RESGATADO DOS ESCOMBROS DE CASARÃO NA LADEIRA DA CONCEIÇÃO

veja
| 18/07/2010 às 10:00
Corpo de Bombeiros e agentes da Prefeitura continuam no local neste domingo
Foto: BJÁ
 A Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que o homem de prenome Misael que estava preso sob os escombros de um casarão localizado na Ladeira da Conceição da Praia, que desabou na madrugada de sábado (17) foi resgatado. Conforme os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o rapaz estava estável no momento em que foi retirado do local e encaminhado ao Hospital, por volta da 1 hora.


 Para conseguir tirar o homem, identificado como Elielson dos Santos, 40 anos, a equipe de resgate teve de amputar o antebraço dele, já que estava preso em uma viga que sustentava os destroços.

A decisão de amputar o membro foi tomada pela equipe de salvamento, formada pelo Corpo de Bombeiros e médicos. O trabalho para retirar a vítima durou cerca de 24 horas, segundo informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal).

De acordo com os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a vítima estava estável e foi encaminhada ao hospital por volta de 1h deste domingo, 18o inicio da noite de sábado (17) a Codesal colocou um gerador no local para ajudar o resgate feito pelo Corpo de Bombeiros Militar, que durou quase 24 horas.


O imóvel de três pavimentos, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está no relatório da Codesal, concluído em 2009. O documento que foi encaminhado também para o Iphan constata alto risco de desabamento no local.


No inicio da manhã deste domingo (18), equipes do Corpo de Bombeiros retomarão as buscas pela quarta vítima, uma mulher, que de acordo com os militares, provavelmente está sem vida.


Ainda durante a madrugada deste domingo (18) outra equipe da Codesal acompanhou as buscas pelas vítimas do desabamento de um prédio de sete andares em Pernambués. Durante a madrugada duas crianças foram resgatadas com vida e encaminhadas a uma unidade de saúde. Um rapaz de 19 anos também foi resgatado sem sinais vitais. Na manhã desde domingo (18) as buscas serão retomas, de acordo com informações outras duas pessoas estariam sob os escombros.


A Codesal continua de plantão 24 horas através do número 199 - ligação gratuita sem a necessidade de cartão telefônico em orelhões. Em caso de muita chuva deve-se ficar atento à subida de rios e córregos, que na maioria das vezes acontece rapidamente. Nestes casos, o mais importante é abandonar o imóvel. Se perceber algum desses indícios deve-se entrar em contato com a Codesal.