Reconhecer a moda como cultura, identificar a cadeia produtiva, pensar e criar políticas públicas para o setor. Esses são os principais objetivos do 1º ENCONTRO DE MODA E CULTURA DA BAHIA e SEMINÁRIO NACIONAL DE MODA. O Encontro acontece em 27 e 28 de agosto de 2010, e o Seminário será no mês de setembro.
Iniciando o processo de discussões sobre os temas desses eventos, especialistas, designers e artesãos de moda que coordenam a organização do Encontro estarão reunidos nesta terça-feira, dia 13/07, a partir das 14h30, no plenário da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador. Na reunião estarão presentes a chefe de representação Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella, a jornalista e consultora de moda, Cristina Franco e representantes da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, SEBRAE, CDL, SENAI, dentre outras instituições que apóiam as iniciativas.
Além de iniciar o processo coletivo de elaboração de propostas para políticas públicas que abordem, por exemplo, a identidade cultural na moda, o mercado local, o ensino de moda ou para ultrapassar gargalos como o da difusão do design de moda como diferencial de valor para nossos produtos, o 1º ENCONTRO DE MODA E CULTURA criará um Colegiado Setorial de moda para a Bahia e definirá os representantes locais para o também inédito SEMINÁRIO NACIONAL DE MODA, que acontecerá em setembro em Salvador.