Salvador

CAMAÇARI MELHORA DESEMPENHO DE SUAS ESCOLAS NA AVALIAÇÃO IDEB

vide
| 07/07/2010 às 10:19

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari tem mostrado bons resultados. Prova disso é a progressão dos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, em 2009, superou os índices obtidos na Bahia e no Estado, assim como a meta municipal estipulada para 2011.

As médias obtidas pelo ensino público em Camaçari nas séries iniciais passaram de 2,5 em 2005, para 2,9 em 2007 e 3,8 em 2009, enquanto que as séries finais apresentaram médias de 2,2, 2,6 e 3,3, respectivamente.

Um detalhe importante é que os índices apresentados em 2009 superam a meta estipulada para 2011, de 3,6 para as séries iniciais, e 2,9 para as finais e, ficam apenas 0,1 ponto abaixo da projeção para 2013. Estes dados atestam a evolução na qualidade de ensino em Camaçari.


Em 2009, Camaçari foi destaque também em relação ao estado e à região nordeste. Enquanto a Bahia apresentou média de 3,2 nas séries iniciais e 2,8 nas finais, e o Nordeste obteve pontuação de 3,7 e 3,0, respectivamente, Camaçari alcançou a média de 3,8 e 3,3 pontos.


A expectativa da Prefeitura é alcançar, em 2011, 4,5 pontos nas séries iniciais e 4,1 nas finais, antecipando, assim, a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para 2017.


De acordo com o secretário da Educação de Camaçari, Valter Lima, a melhoria dos índices do Município é resultado de uma série de medidas adotadas na atual administração em prol de oferecer uma educação de qualidade para os moradores de Camaçari.

Dentre as ações desenvolvidas, estão a contratação de professores qualificados, capacitação dos profissionais, acompanhamento sistemático das ações e avaliações nas unidades de ensino, implantação de projetos voltados para a melhoria do aprendizado, a busca por alternativas pedagógicas que proporcione ambientes de aprendizado diferenciados e desperte, ainda mais, o interesse dos alunos, além da adequação das estruturas das unidades.

O Ideb é medido a partir da avaliação feita a cada dois anos pelo Inep. O índice leva em consideração a taxa de rendimento escolar, obtido através do Censo Escolar e as médias de desempenho avaliadas no Prova Brasil.

O resultado do Ideb 2009 foi divulgado no dia 01 de julho pelo Ministério da Educação e o Inep. A média nacional foi de 4,6 pontos nas séries iniciais e 4,0 pontos nas finais.


DESTAQUES


         A escola Arthur de Almeida Couto foi o destaque com a maior média obtida no município nas séries iniciais, de 5,5 pontos, superando em 1,3 pontos a meta projetada para a unidade em 2009. Enquanto que a escola Municipal Alberto Ferreira Brandão superou em 1,8 pontos a projeção para o último ano, ao alcançar 4,8 pontos na média do Ideb.

         No âmbito das avaliações das séries finais, o destaque é para o colégio São Thomaz de Cantuária, com a maior pontuação, média 4. Já o Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC) obteve média 3,8, superando à projeção do Ideb que era de 2,1 para o ano de 2009. A projeção para o São Thomaz era de 2,5 pontos.