A partir de hoje, até 30 deste mês, as agências de propaganda sediadas no Norte e Nordeste poderão inscrever trabalhos e "cases" de mídias integradas nos 35 º Prêmio Colunistas Norte e Nordeste 2010. O regulamento do concurso, assim como o download contendo o programa de inscrição, já estão disponíveis para os interessados no site oficial da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda-Abracomp, promotora da premiação: http://www.colunistas.com/.
O Prêmio colunistas abrange trabalhos criados para as mídias impressa (jornais e revistas), exterior, eletrônica (televisão, rádio e cinema) e digital. Agências e profissionais podem acompanhar noticias sobre o prêmio, atualizadas diariamente, através do twitter @colunistas2010.
O Prêmio Colunistas é a mais tradicional premiação de propaganda do Brasil, instituído em 1967 por Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, jornalistas que, então, escreviam colunas sobre propaganda e marketing nos jornais paulistanos. De início a premiação era restrita a São Paulo, mas, a partir de 1975 o prêmio foi regionalizado com a criação da regional Bahia que na década seguinte seria ampliada para a regional Norte e Nordeste. Atualmente o prêmio abrange os 27 estados da federação com sete premiações regionais.
O regulamento deste ano apresenta duas novidades: a categoria "melhor comercial com produção de baixo custo" e a área de mídia: "cases" de comunicação integrada. Segundo o coordenador regional Nelson Cadena, "os cases ampliam o conceito de campanha e permitem às agências descrever os objetivos da campanha e a estratégia".