Salvador

MÁQUINAS DA PREFEITURA DE BRUMADO JOGAM ENTULHO NO RIACHO DO SAPÉ

vide
| 20/06/2010 às 13:28

A equipe de jornalismo online do AcheiBrumado esteve essa manhã visitando o início das obras de pavimentação da Avenida Antônio Francisdo da Silva, antiga Senhor dos Passos, no bairro Olhos d´Água.


A obra que é uma das maiores reivindicações dos moradores daquela localidade vai realmente dar outra dinâmica urbana para aquela região da cidade, promovendo a ligação ao bairro Santa Tereza.


Neste primeiro momento um outro serviço de relevância vem sendo executado que é a eliminação do grande lixão que se instalou naquela região, que já foi motivo de sucessivas denúncias na mídia local.


A retirada do entulho, lixo e detritos que dava um aspecto muito negativo para o local, está dando outra estética para a avenida, que com a execução do projeto de urbanização dará um ar de modernidade ao local.


No momento em que estávamos fazendo o registro das ações das máquinas contratadas pela Prefeitura de Brumado, fomos abordados pelo engenheiro civil Walter Luis Figueiredo de Carvalho, que afirmou que "no início da retirada do lixo e do entulho as máquinas estavam cometendo um crime contra o meio ambiente".


Em tom muito seguro o engenheiro nos confirmou que "fiquei muito satisfeito pelo fim desse lixão, tanto que desde o início deste ano fizemos várias reclamações nesse sentido; fomos até o Legislativo e chamamos a atenção da comunidade para a questão. A obra que vai ser feita aqui vai ser muito importante e vai reordenar urbanística essa região da cidade, mas, infelizmente, constatamos uma coisa muito desagradável que nos deixou indignados".


Questionado sobre os detalhes da sua indignação ele assegurou que "não temos absolutamente nada contra o prefeito ou sua gestão, somente somos defensores intransigentes do meio ambiente e o que presenciamos aqui hoje foi um fato lamentável, onde as máquinas contratadas pela prefeitura começaram a despejar todo o entulho e detritos no Riacho do Sapé, que passa aqui ao lado das obras.

Isso é inadmissível, pois em tempos onde a consciência ambiental é cada vez mais latente, não podemos tolerar um procedimento desta natureza. Depois que reclamamos eles pararam e foram jogar o entulho em outro lugar, da forma correta, mas se não fosse a nossa intervenção as conseqüências poderiam ser muito piores".


Ele finalizou garantindo que "agora munido de filmagem e material fotográfico vou encaminhar uma denúncia ao Ibama, pois não podemos deixar que quem deveria dar o exemplo, cometa uma ação tão reprovável como essa, que se não fosse impedida por nós, ia provocar a morte do referido riacho".