vide
A Prefeitura de Salvador promove, neste domingo (20), três grandes festas juninas, levando muita animação aos bairros de Cajazeiras, Periperi e Itapuã. Or- ganizado pela Salvador Turismo - Saltur, os arrastapés serão animados por grandes artistas, a exemplo de Zelito Miranda (Itapuã), Will Carvalho (Cajazeiras) e Del feliz (Periperi). Para garantir a festança, foram montados palcos e os serviços públicos municipais vão garantir todas as condições adequadas para a realização das festas.
Em Cajazeiras, além de Wil Carvalho, a festa junina terá a participação da Banda Black e da Banda Inter, que abre a programação às 18h30, no Campo da Pronaica. Em Itapuã, a animação será na Praça Dorival Caymmi e contará, além de Zelito Miranda, com Lui Muritiba (sua forrança), Flor do Cangaço e Chico Leite e Marcelo que dão início a festança. Em Periperi, Xote Bacana abre o forrobodó, também às 18h30, na Praça da Revolução, seguido por Tiquinho do Forró e Del Feliz, que fecha as apresentações para o povo.
A Festa de São João relembra São João ou João Batista, nascido em 24 de junho e foi responsável pelo batismo de Jesus. São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós. Nas festas juninas existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor. No Nordeste, há muita fatura, com uma culinária típica que inclui bolos, canjicas, mingaus e licores, além de forró e os tradicionais arrastapés, casamentos na roça e as tradicionais quadrilhas.