Salvador

ITAMARAJU GANHA PROJETO QUE FORMA JOVENS PARA O MERCADO DE VÍDEO E TV

Vide
| 17/06/2010 às 20:07

O projeto Rede TV Jovem, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e ong Ação pela Cidadania, inaugura amanhã, sexta-feira, dia 17 de junho, às 14h, uma importante ação no interior baiano. Trata-se da TV Itamaraju, projeto social que visa a formação profissional de jovens de 16 a 24 anos para atuação no mercado de vídeo e televisão. A inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner e da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Arani Santana.


No total, 200 jovens foram selecionados para a etapa inaugural do projeto em Itamaraju. Durante o ano letivo de 2010, eles terão aulas de formação técnica em áreas como roteiro, edição, direção, interpretação, direção de fotografia, técnica de áudio, produção e direção de arte/figurino. As aulas serão ministradas por profissionais de comprovada competência técnica na área e têm caráter prático. O objetivo é abrir um novo canal para inserção social desses jovens - em geral oriundos de famílias pobres - no mercado de trabalho, possibilitando ainda uma formação complementar em cidadania.


Para participação no projeto, foram selecionados jovens do ensino fundamental ou médio de escolas públicas. As aulas do projeto para formação de jovens, portanto, funcionam no sentido complementar à formação educacional básica, além de possibilitar a instrumentação profissional visando o mercado de trabalho.


O projeto TV Pelourinho, que é o projeto-mãe da TV Itamaraju, (e também da TV Irecê, em Irecê), funciona em Salvador desde 2007. Um total de 200 jovens já concluiu a formação, sendo que muitos estão trabalhando em emissoras de TV de Salvador e na Produtora Social, responsável pela elaboração de conteúdo para o Programa Aprovado, da TV Bahia, e Alô Pelô, da TV Educativa. Atualmente, considerando os núcleos de Salvador, Itamaraju e Irecê, 800 jovens estão em processo de formação pela TV Pelourinho.