Salvador

SEAGRI TRANSFERE GABINETE PARA BARRA DO CHOÇA

Vide
| 16/06/2010 às 10:51
Menos de duas semanas depois de levar todo o gabinete para o município de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, transfere toda estrutura da Seagri para o município de Barra do Choça, no Sudoeste, onde despacha nesta quarta-feira, dia 16. Acompanhado pelos superintendentes e coordenadores, o secretário terá em sua agenda encontros com prefeitos e secretários da Agricultura dos municípios da região de Vitória da Conquista, sindicatos e trabalhadores na agricultura familiar.

"Nosso objetivo é levar o governo para mais perto do cidadão, ver de perto as dificuldades e necessidades dos agricultores e produtores, e discutir com eles as soluções possíveis e ações que precisam ser realizadas para criar melhores condições para o desenvolvimento da região e para melhorar a qualidade de vida da população", disse o secretário.

A ação da Seagri em Barra do Choça acontece no âmbito da programação da  12ª Semana do Café, promovida pela prefeitura local. O evento vai discutir as tendências mundiais da cultura do café, através da difusão de tecnologias voltadas para uma produção mais suficiente e sustentável para facilitar e dinamizar o trabalho do agricultor.  

Durante quatro dias, de 16 a 19, o evento será palco de discussões e debates, através da apresentação dos resultados obtidos com pesquisas e extensão rural, proporcionando troca de experiências entre os produtores. A programação consta de palestras, atividades de campo e mini-cursos, além da exposição de máquinas e produtos agrícolas. A organização estima a participação de mais de três mil pessoas. Neste ano, o encerramento da Semana do Café marca o início da programação do São João 2010 em Barra do Choça.

Município localizado no sudoeste baiano, a 27 km de Vitória da Conquista e a 537 quilômetros de Salvador, Barra do Choça é a maior cidade da região de Vitória da Conquista. A economia é centrada na cafeicultura, com 25 milhões de plantas em pleno potencial produtivo, com colheita de 250 mil sacas/ano. O município é líder na cultura do café no Planalto de Conquista, e maior produtor de café do norte-nordeste do país, gerando cerca de 20 mil empregos diretos na colheita e seis mil indiretos na entressafra. 

O café de Barra do Choça já foi premiado em concursos nacionais - 1º Concurso Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC em 5º Lugar - Categoria: melhor café do Brasil - e estaduais - ASSOCAFÉ com o 1º lugar do estado em 2002 e o segundo melhor café da Bahia em 2004, 2005 e 2007 no Concurso Qualidade Cafés da Bahia.